17 de setembro de 2014

Dica: Limpar o Tacho ou Panela Queimado/a

Cá em casa, adoramos sopa e, por norma, sou eu que a faço. Mas, na última vez, após pôr a sopa ao lume, pedi ao Luís que fosse dando um olho nela, enquanto eu ia lavar o cabelo...

Resultado: Tudo queimado, não se salvou sopa, nem panela!

Já não seria a primeira vez que iria deitar fora uma panela e não queria ficar sem outra (não se esqueçam que comprei o mínimo necessário cá para casa e perder mais um tacho ou panela, ficava perto de não poder cozinhar!).

Desta vez, depois de ter salvo o ferro queimado, tinha a certeza que também havia truque para este desafio e fui pesquisar!

[Taste of August]

Limpar o/a Tacho/Panela Queimado/a em 4 passos:

1 - Colocar água no tacho/panela até que cubra o fundo e adicionar uma chávena de vinagre. Colocar a ferver com o tacho/panela tapado/a.

2 - Tirar do lume e retirar a tampa.
Cuidado: o cheiro da água com o vinagre fervido é muito intenso pelo que aconselho abrir duas janelas da casa para fazer alguma corrente de ar.

3 - Adicionar bicarbonato de sódio. Quando se adiciona o bicarbonato de sódio, a solução borbulha e as partículas de queimado começam a soltar-se do fundo do tacho/panela.

4 - Passar o tacho/panela por água e lavar normalmente. Nem é preciso esfregar!


Como a base exterior da minha panela também estava um pouco queimada, coloquei um pouco de bicarbonato de sódio directamente sobre as manchas e adicionei um pouco de água com vinagre. Depois de borbulhar, esfreguei suavemente e tcha-ran, a panela ficou a brilhar!

Digam lá se não é uma solução espectacular! Rápida, fácil e barata! ;)

5 comentários:

  1. ADORO essas tuas dicas. Sigo o teu blog há imenso tempo e este tipo de posts, assim como os de organização são os que mais gosto.

    Beijinhos
    http://unetulipejaune.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Catarina! Espero que continues a visitar aqui o meu cantinho! :)

      Eliminar
  2. Olá. Para os tachos queimados eu tenho uma solução muito fácil: ferver coca-cola 10 minutos e depois esfregar levemente com uma escova da loiça. É tiro e queda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se voltar a queimar algum tacho ou panela, vou experimentar a tua sugestão. Confesso que apesar do bicarbonato de sódio e o vinagre fazerem magia, sou bastante sensível ao cheiro do vinagre =/
      Tenho ideia de ter visto um vídeo em que uma pessoa fervia coca-cola para mostrar com que aspeto ficava quando a água desta se evaporava e lembro-me de que surgia algo parecido com um melaço... Como limpas isso?

      Eliminar
  3. Pois eu lamento mas Estraguei vinagre e bicarbonato e tenho de mandar o tacho fora, mesmo após ter repetido está ação !!!

    ResponderEliminar

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...