Nos últimos posts tenho falado das novidades de organização cá de casa, nomeadamente a implementação da tabela de tarefas diárias e a lista dos zero desperdícios na cozinha.
No fim do ano de 2013, criei uma rubrica aqui no blogue intitulada “Desafio da Semana”. O desafio semanal consistia numa tarefa de limpeza e/ou organização da casa, cujo objectivo principal seria vencer a procrastinação. Eu segui esses mesmos desafios sugeridos e acabei por concluir que é um bom incentivo para quem tem a casa organizada e apenas precisa mantê-la assim. No entanto, para quem sente que a casa está caótica e precisa de uma verdadeira remodelação ou para quem muda de casa, um desafio semanal não é suficiente.
Pela necessidade de tornar a casa organizada o mais rapidamente possível, surgiu-me a ideia de criar uma tabela muito mais abrangente e com uma frequência diária. E é isso que quero mostrar-te hoje!
Fevereiro foi o primeiro mês em que criei a tabela de desafios e resultou bastante bem, pelo que construí, imediatamente, a de Março. Como este mês está praticamente a acabar, é uma óptima altura para criares a tua tabela de Abril, caso queiras experimentar e ver se resulta contigo!
A minha principal inspiração para criar as tabelas de desafios foi o site Home Storage Solutions 101. Nesse site podes encontrar algumas tabelas com desafios pré-definidos, que funcionam como uma óptima base e construir, a partir daí, uma tabela que se adeque mais ao teu caso. As tabelas da HSS têm um tema mensal como, por exemplo, uma divisão da casa por mês mas tu poderás fazê-las de outra forma. Eu, por exemplo, construo-as de acordo com prioridades de organização.
Traduzi a lista dos desafios do mês de Janeiro do site Home Storage Solution 101 para te dar um exemplo prático:
- Dia 1: Criar um espaço em casa para os objectos destralhados que se pretendem doar ou vender.
- Dia 2: Criar um dossier da casa.
- Dia 3: Criar uma lista de afazeres diários que realmente resulte.
- Dia 4: Destralhar cartões de Natal antigos.
- Dia 5: Destralhar utensílios de cozinha.
- Dia 6: Desafio Semanal - Destralhar as superfícies da cozinha.
- Dia 7: Destralhar pequenos aparelhos da cozinha que não são utilizados.
- Dia 8: Limpar e destralhar as superfícies da cozinha.
- Dia 9: Destralhar a mesa da cozinha.
- Dia 10: Destralhar panos de cozinha, guardanapos e bases.
- Dia 11: Destralhar garrafas e outros recipientes de plástico.
- Dia 12: Destralhar sacos de plástico, papel de alumínio, película aderente, etc.
- Dia 13: Desafio Semanal - Destralhar armários da cozinha.
- Dia 14: Destralhar as prateleiras e gavetas da cozinha.
- Dia 15: Destralhar a gaveta de tralha da cozinha.
- Dia 16: Destralhar o espaço debaixo do lava-loiças.
- Dia 17: Destralhar frascos de armazenamento de comida.
- Dia 18: Limpar o pó e retirar tudo de cima do topo dos armários da cozinha.
- Dia 19: Destralhar e combinar todos os tachos e panelas com as suas tampas.
- Dia 20: Desafio Semanal - Despensa e Especiarias.
- Dia 21: Destralhar utensílios para o forno.
- Dia 22: Destralhar comida enlatada (deitar fora a que está fora de validade e doar aquela que não se vai utilizar).
- Dia 23: Deitar fora especiarias muito antigas ou fora de validade. Organizar as especiarias.
- Dia 24: Destralhar as prateleiras da despensa.
- Dia 25: Continuar a destralhar as prateleiras da despensa.
- Dia 26: Criar um inventário da despensa.
- Dia 27: Desafio Semanal - Frigorífico e Congelador.
- Dia 28: Deitar fora a comida estragada e embalagens abertas há muito tempo, que se encontrem no frigorífico.
- Dia 29: Limpar as prateleiras e gavetas do frigorífico.
- Dia 30: Limpar a porta e topo do frigorífico.
- Dia 31: Deitar fora a comida estragada e embalagens abertas há muito tempo, que se encontrem no congelador.
A negrito encontram-se aquelas que eu pus em prática. As restantes não se aplicam ou não fazem sentido para mim. Quando mudei de casa e fiz as compras básicas, como a loiça, talheres, tachos, etc. comprei o mínimo possível e, por isso, não tenho coisas para destralhar na cozinha, apenas vou organizando por categoria e validade, no caso dos produtos alimentares.
Portanto, de uma lista de 31 tarefas, aproveitei apenas 10 pelo que fui pesquisando nos meses seguintes outras tarefas que fizessem sentido para mim e construí a tabela de Fevereiro com este aspecto:
Quando fiz a tabela não me preocupei com uma sequência lógica de tarefas, ordenei-as consoante o tempo que cada uma ocupava e o tempo que tinha disponível nesse dia. Cumpri praticamente todas as tarefas de Fevereiro, as que ficaram por cumprir, desloquei-as para a tabela de Março.
Experimenta e conta-me como correu!
Experimenta e conta-me como correu!
Olá Sara! Tenho vindo a ler o blog já algum tempo mas nunca comentei. Boa ideia as tabelas de organização! Estive a procurar as Lista dos desafios do mês no site Fly Lady mas não encontrei (o meu inglês também não é dos melhores!) :( Podias colocar as tuas listas dos próximos meses...iria ajudar muito!! Obrigada
ResponderEliminarOlá Raquel!
EliminarFico muito contente pelo post ter sido útil. Farei então um post mensal com a tabela que crio para mim e deixo um link para a da Fly Lady, ok?
Beijinhos!
Muito obrigada Sara :)
EliminarBeijinhos
Raquel já percebi a tua dificuldade em encontrar as tabelas! Estas são do site Home Storage Solutions e não do site FlyLady, como tinha indicado antes. Usei as da FlyLady para os tais desafios semanais e, não sei porquê, fiz confusão e troquei-as!
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