Água Morna com Limão

No ano passado, encontrava em todo o lado referências à dieta do limão. Depois de ler um artigo, sobre esta dieta, onde era prometida a perda de 12 quilos em 30 dias, e cujo plano consistia em beber sumo de limão puro em jejum, era óbvio que se tratava de mais uma dieta louca que surge pela altura do Verão. Desde aí, não perdi mais tempo a ler artigos onde o limão tinha um papel principal.

Mais tarde, começaram a surgir muitos artigos sobre a toma de água morna com limão em jejum. Devia ser mais um disparate! Mas, entretanto, comecei a encontrar esse mesmo tema em sites relacionados com vida saudável e yoga, pelo que decidi ler mais sobre o assunto...

Beber água morna com limão em jejum é uma prática ayurvédica. Este ritual promove a limpeza das toxinas que se acumulam no organismo, estimula a digestão e a absorção dos nutrientes, ajudando também a equilibrar o trânsito intestinal. Destes, o efeito que mais notei desde que comecei a tomar água morna com limão pela manhã foi a regulação do trânsito intestinal. Sempre tive alguma tendência para a obstipação, provavelmente devido ao glúten que está presente em tantos alimentos do dia-a-dia, mas desde que comecei a beber a água morna com limão em jejum, o problema foi ultrapassado! Para além disso, quando como alguma coisa com glúten (bastam apenas umas bolachas) fico com a digestão muito lenta e com a sensação de estômago pesado e, aqui, a água morna com limão também tem ajudado imenso.

Diz-se que beber água morna com limão em jejum tem muitas outras vantagens como o fortalecimento do sistema imunitário, a detoxificação do fígado, auxílio na perda de peso, efeito diurético e que torna o organismo mais alcalino (assunto controverso mas podem ver, num artigo de 2011, os benefícios de uma dieta alcalina na secção Conclusion).


Li que o ideal seria tomar uma chávena de água morna com sumo de meio limão mas, quando experimentei, senti que era muito agressivo para o meu estômago. Fui aumentando então a quantidade de gotas de sumo de limão até encontrar uma diluição que gostasse. Comecei com 10 gotas, depois 15 e, agora, corto uma rodela fina de limão, faço basicamente um carioca, assim que acordo.

[Copyright: Sara Duarte]

Água Morna com Limão
  • Água
  • Meio limão
  • mel (opcional)
  • canela (opcional)
  • gengibre ralado na hora (opcional)
  • sal dos himalaias ou sal gema (opcional)

Há quem goste de adicionar à água morna com limão um pouco de mel, canela, gengibre ou sal. Eu tenho preferido simples mas hei-de experimentar com canela e gengibre também :)

1 comentário:

  1. Este post é muito interessante! Já tinha ouvido falar e ja fiz várias vezes mas ultimamente não...que bom vir parar aqui hoje ...tenho que voltar a beber a água con limão :)

    ResponderEliminar

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!