Dica: Como Limpar o Caixote de Lixo

Cá em casa comemos muitos ovos, fruta e vegetais, o que resulta num lixo orgânico mesmo muito mal cheiroso. Se houvesse concurso, ganharíamos certamente. São as cascas dos ovos, a fruta e os vegetais que entretanto apodrecem - tendo uma pequena quinta, assim que as árvores dão fruto, e mesmo distribuindo-a por família e amigos, nem sempre é possível conseguir comer tudo…

Tinha a certeza que haveria truque para evitar o mau cheiro e não ter de lavar o caixote de lixo com tanta frequência. Pus-me a pensar… que coisas é que eu conhecia que absorvessem os maus cheiros…? Lembrei-me das coisas mais óbvias, vinagre, bicarbonato de sódio, mas não sabia como pô-los em prática neste caso. E, de repente, surgiu-me uma ideia: AREIA DE GATO!!! Tive de esperar pela manhã seguinte para ir comprá-la mas confesso que foi difícil adormecer nessa noite, estava super entusiasmada com a ideia, ao mesmo tempo que pensava ser maluca por não ter gatos e ir comprar areia de gato para o meu caixote de lixo. But… who cares?

No dia seguinte, lavei o caixote de lixo, despejei parte da areia de gato para dentro do caixote (faz uma nuvem de pó gigante), pus o saco do lixo e, desde então, não quero outra coisa. Ok, é de loucos, mas funciona! (e, para adicionar ainda mais maluqueira à coisa, há areia de gato com cheiros, lavanda, aloé vera, etc.).


Como limpar o caixote de lixo:
  1. Calçar luvas e evitar retirá-las durante a limpeza do caixote de lixo.
  2. Colocar o caixote de lixo na banheira. Lavar o interior com o chuveiro com pressão elevada, usando água bem quente. Despejar a água.
  3. Limpar o interior e exterior do caixote com detergente de loiça e esfregar com uma escova de cerdas duras. (eu uso uma escova de engraxar sapatos; para os sítios mais difíceis de chegar, uso uma escova de limpar unhas)
  4. Retirar o detergente com água quente e virar o caixote de lixo ao contrário para que a água escorra e sequem por completo.
  5. Retirar a humidade residual com um pano de microfibras seco.

Depois da lavagem do caixote, coloquei a areia de gato. É barata e encontra-se em qualquer supermercado. Eu tenho usado sempre a de marca branca, mais barata, e funciona bem. Para além de evitar o mau cheiro, quando o saco do lixo tem algum furo e os sucos de vegetais ou fruta escorre, a areia de gato absorve esse líquido, só troco a areia e o caixote continua limpo.



Recomendo a compra de um caixote de lixo de boa qualidade, para além de facilitar a limpeza, não enferruja. São um pouco mais caros, mas este investimento inicial depois compensa. Não vão ter de comprar outros nos próximos 100 anos. Os meus são da marca Brabantia.

5 comentários:

  1. Grande ideia...das melhores que já li nesta blogosfera ! Vou experimentar !
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma ideia de doidos que tem resultado muito bem cá em casa ;)

      Eliminar
  2. se há quinta há espaço até para mais...

    https://www.youtube.com/watch?v=pSJSw8NrcLg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Anónimo!
      Já conhecia o processo de compostagem. É espectacular o trabalho que as minhocas fazem com os restos de alimentos e como tornam tudo num produto óptimo para as nossas plantas.

      No entanto ainda não me aventurei, não vivo na pequena "quinta" e teria de guardar o lixo orgânico durante uma semana para levar lá, tornando-se impossível...
      Já pensei ter o material de compostagem no apartamento onde vivo mas, neste momento, também seria chato... não tenho varanda, tenho dois cães que certamente iriam querer descobrir os bichinhos e, mais uma vez, quando tivesse o fertilizante pronto, teria de o guardar até voltar à "quinta" já que (ainda) não tenho plantas em casa que possam tirar vantagens disso - projecto para os próximos tempos...
      De qualquer forma não é uma ideia que ponha já de parte. Obrigada pela mensagem e sugestão!

      Eliminar
  3. Olá, Sara!

    Obrigada pelas palavras tão amáveis e motivadoras que deixaste lá no meu canto e, acima de tudo, pelas ideias inspiradoras que tens partilhado aqui.

    Beijocas grandes e continuação de bom trabalho "bloguístico"!

    ResponderEliminar

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!