Aprende três formas para poupar dinheiro!


Lembram-se da minha resolução quanto aos cartões de débito e de crédito?


Eu queria verificar se conseguia poupar mais dinheiro se fizesse as minhas compras apenas com notas e moedas, reduzindo as compras com o cartão apenas às estritamente necessárias.


Comecei este desafio no mês de Fevereiro e nesse mês consegui poupar 100€. Esta nova resolução estava a dar frutos! Para quem não conseguia poupar sequer 1 cêntimo pelo final do mês, a nova resolução assemelhava-se a um milagre!


No entanto, no mês de Março apenas poupei 30€ e fiquei muito desiludida. E se tinha sido apenas uma coincidência e o método não estivesse, realmente, a funcionar? Afinal não me lembrava de qualquer gasto extra feito em Março... para onde teriam ido os restantes 70€ que em Fevereiro tinha conseguido poupar?


Não desisti. Fiz um rewind mental e apercebi-me que a diferença estava no número de refeições que tomava fora de casa.

Enquanto em Fevereiro estava em plena época de exames e pude almoçar e jantar, quase todos os dias, em casa, no mês de Março já estava em aulas. O horário deste semestre é bastante puxado e não tenho qualquer hipótese de vir almoçar em casa. Chego a fazer 4 refeições na faculdade... tomo o meu segundo pequeno-almoço, o almoço, o lanche e, nos dias em que só termino as aulas às 21H, um pseudo jantar.


Portanto para conseguir poupar durante os meses de aulas, tinha de encontrar mais soluções. Surgiram-me logo duas ideias. Iria poupar nas refeições, levando lanches, ou mesmo o almoço de casa, e iria encontrar uma forma de poupar no combustível. Não que use muito o carro, regra geral ando de autocarro ou a pé mas dado que o combustível é cada vez mais caro tinha a certeza que pequenas alterações provocariam resultados apreciáveis pelo final do mês.


Entretanto as novas ideias que pus em prática já estão a resultar! Falta apenas uma semana para o mês de Abril terminar e eu já poupei 100€, tanto quanto tinha conseguido poupar em Fevereiro, um mês que foi passado, praticamente, em casa a estudar!


Resumindo, já encontrei três formas para poupar dinheiro. Não são nenhum segredo mas para funcionarem têm de ser aplicadas. Sempre!

  • Não utilizar cartão de débito ou crédito. Fazer todas as compras com notas ou moedas.
  • Preparar lanches ou almoço em casa e levá-los para a faculdade ou local de trabalho.
  • Poupar na gasolina, optando pelos transportes públicos e por uma condução consciente.

3 comentários:

  1. E, não é que estás carregadinha de razão? Pequenas coisas que podem fazer uma enorme diferença.
    Obrigado pela partilha.
    beijos

    ResponderEliminar
  2. Olá Pérola! Carregadinha de razão, não sei! Mas que tem resultado, tem! Acho que a questão é mesmo essa, quando queremos alterar algo na nossa vida ou atingir um objectivo temos de definir pequenos passos e começar por aí. Torna-se mais fácil e, neste caso, vi resultados quase instantaneamente!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Amei o Blog, vou colocar a idéia de dividir em 4 o salário e observar quanto economizei no final do mes. Aaaamei todas as idéias!!
    A gente adquire muita coisa pelo impulso!! Menos é maais!! Beijo!

    ResponderEliminar

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!