Minimizar com o Projecto 333 - O Início

A primeira vez que ouvi falar do Projecto 333 fiquei logo com vontade de minimizar o guarda-roupa. Pretendia conseguir construir conjuntos que gostasse sem demorar muito tempo e ter pouco trabalho com a roupa… Pouca roupa deve implicar menos tempo a passar a ferro, certo? No entanto, sentia um grande problema... No meio de tanta roupa, não sabia como e por onde começar!

Espero conseguir, com este post, ajudar-te caso estejas também neste impasse!



1 - Definir o teu estilo


Eu caía na tentação de comprar tudo aquilo que gostava sem pensar em conjuntos e se me identificava, ou não, com o estilo da peça. Podemos adorar de ver uma peça numa pessoa mas não nos identificarmos com ela… e eu não pensava muito nisso…

Eu acho que a forma mais fácil de definir um estilo é olhar para modelos em revistas ou procurar na net (eu usei o Pinterest e aconselho vivamente!) estilos que nos agradem, conjuntos que gostaríamos de construir e desfrutar.



2 - Criar a lista das 33 peças


O passo seguinte foi perceber que peças de roupa definiam esse estilo, quais eram as mais frequentes entre todas as imagens que fui gostando, no fundo, tentar responder à questão “Quais são as peças base do estilo que pretendo ter?”

Para teres uma ideia do aspecto que a lista poderá ter, vê aqui a lista que criei para mim.



3 - Desocupar um/o armário e organizar as 33 peças.

Eu fui procurando pelas gavetas e armário as peças que compunham a minha lista e fui colocando-as em cima da cama. Só depois organizei as peças, por tipo (casacos, camisas, blusas, calças, calções, ...) e por cor. Desta forma, o guarda-roupa fica com um ar organizado e torna-se mais fácil escolher peças que conjuguem.

[Copyright: Sara Duarte]

Assim que fiz a minha lista, apercebi-me que tinha praticamente tudo o que precisava! Como o objectivo é minimizar, não vou comprei o que me faltava, juntei apenas peças que achei que faziam sentido e que já tinha no meu guarda-roupa.



4º - Testar o guarda-roupa criado.

As 33 peças escolhidas deverão ser usadas durante 3 meses e apenas essas. Ao longo desse tempo, percebemos se nos identificamos de facto com o estilo escolhido e/ou se nos falta alguma peça chave no nosso guarda-roupa.

Eu já tirei fotos de dois conjuntos, criados nuns 2 minutos! Penso que é sempre mais fácil avaliar o nosso aspecto através de uma foto!

[Copyright: Sara Duarte]


É, ou não, um projecto minimalista espectacular?

9 comentários:

  1. Vou fazer o mesmo! Se bem que 33 peças parece-me muito pouco. E acho que uma pessoa que seja mais "excêntrica" não consegue juntar apenas 33 peças.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a verdade é que ter apenas 33 peças no guarda-roupa também me assusta. Aliás, parte do meu entusiasmo neste projecto é perceber se, de facto, funciona porque parece ser um desafio praticamente impossível! Mas a verdade é que nunca demorei tão pouco tempo para me vestir e nunca me senti tão bem com a minha roupa :)

      Eliminar
  2. Olá Sara, encontrei o teu blog ao acaso numa pesquisa que fiz sobre lojas em Lisboa de Segunda Mão. Gosto imenso dos temas que abordas e espero que os/as leitores/as sigam as tuas pisadas.
    Neste momento tenho muito pouca coisa o que me tras serenidade à vida, parece que ficou bem mais simples! O consumismo está cada vez menos assente na minha vida e espero um dia ser o mais auto-sustentavel possivel.
    Espero pelos proximos episodios ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta! Parabéns pela vida minimalista que levas. Eu era bastante consumista, principalmente no que toca a roupa. O guarda-roupa foi o desafio que deixei para último lugar porque sabia que seria o mais difícil para mim! Hoje em dia sou capaz de passar um ano inteiro sem ir a uma loja de roupa, excepto quando tenho de comprar umas calças para substituir algum par mais velho... Mas, olhando para trás, sei que gastava imenso dinheiro em roupa... Sinto-me aliviada, saiu-me um grande peso de cima quando me livrei desse "vício" :)

      Eliminar
  3. Olá Sara!
    Já li algumas vezes sobre este projecto e agrada-me sempre a ideia, mas junto-me ao clube e... 33 peças?!
    Mas acho que um dia destes passo por aí! ;)
    Bj de boa semana,
    Sofia

    ResponderEliminar
  4. É verdade, partilhei as minhas ideias sobre este teu artigo no blog e linkei-te. Espero que não te importes! ;)
    Bj,
    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não me importo Sofia! Como está a correr o desafio? ;)

      Eliminar
  5. Oi Sara,
    Adorei o seu post!
    Parabéns!
    Vou ler o resto do blog hehe
    Bjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Camila! Ainda bem que gostou!
      Este projeto deu-me coragem para destralhar o armário da roupa, o espaço da casa que deixei para último lugar. Dizem que as mulheres começam por destralhar a roupa mas custava-me tanto a ideia de livrar-me de peças que ainda não tinha vestido (e ainda custa com algumas...) que tive de começar por coisas mais simples!

      Eliminar

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!