David Niven, psicólogo e investigador de ciências sociais, é o autor de "Os 100 Segredos das Pessoas Felizes", o livro que já mencionei no post anterior. Neste, o autor defende que a felicidade pode ser muito influenciada pela nossa atitude de vida e não depende do acaso. Está nas nossas mãos mudarmos, pouco a pouco, alguns dos nossos hábitos, para nos sentirmos melhor.
@ Linked In |
Parecem haver dois tipos de pessoas, quanto à forma como encaram um insucesso:
- As que aceitam os insucessos, tratando-os como incidentes isolados, e que não acreditam que as suas capacidades estejam em causa
- E as que ampliam o fracasso, tomam-no como uma representação de si próprias e usam-no para prever o resultado de futuros acontecimentos na sua vida.
Eu pertenço claramente ao segundo grupo. Passados quase vinte anos a lidar/sofrer com ataques de ansiedade, revejo-me logo na descrição. Sinto-me ansiosa num local, por vezes chego a ter um ataque de pânico e torno essa experiência como certa. Sempre que regressar a esse local, irei sofrer tanto ou pior. E não faço esta associação apenas com situações ligadas a ansiedade, eu sou assim, espero sempre o pior! Provavelmente, prefiro esperar o pior e ter uma boa surpresa do que esperar o melhor e ter uma grande desilusão... Mas, de qualquer forma, sei que ao esperar o pior, limito-me muito.
Com a EM (esclerose múltipla) tem sido diferente: não fiquei chocada com o diagnóstico, além duma crise de choro nos primeiros 10 minutos, tenho esperança no tratamento que estou a fazer, acredito que não vou ter efeitos secundários tão graves como os que tenho lido e que, de alguma forma, a vida há-de continuar sempre em frente. Claro que, às vezes, tenho momentos em que fico insegura, especialmente depois de ler testemunhos mais negativos na internet e não me esqueço do que esta doença poderá trazer no futuro, existe a possibilidade de ter de recorrer a uma cadeira de rodas, estou ciente de que isto é só o início. Mas, mesmo assim, ao contrário do que seria de esperar, não estou focada em tudo o que poderá acontecer de mal! Agora só falta conseguir contagiar o resto do meu ser com esta energia positiva!
E tu, aceitas os teus insucessos e... bola para a frente?
Sem comentários:
Enviar um comentário
São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!