Sê Feliz - Partilha com os Outros

Olá! Tudo bem convosco?

Hoje trago-vos o 14º Segredo para se ser Feliz, segundo David Niven. Este segredo fala-nos da importância da partilha.

@ Pinterest
Na minha relação com o Luís - e já lá vão quase 7 anos - partilhar foi uma das coisas mais importantes que aprendi. Sempre foi fácil partilhar coisas boas mas as más guardava-as para mim... não queria chatear os amigos com as dificuldades, era assim que eu me sentia!

Pode parecer inconsistente com o que faço aqui, na blogosfera, mas aqui é mais fácil partilhar o que sinto porque ler aquilo que escrevo será sempre opcional. Quando converso com um amigo - e acreditando que ele não vai fugir a meio da conversa - não quero forçar um ambiente chato ou desconfortável, prefiro ser sempre eu a ouvir. Só que isso traz as suas consequências, quando não se partilha, vai surgindo uma sensação de solidão, de isolamento e de incompreensão.
 
Com o Luís aprendi a partilhar as coisas más. Primeiro, um pouco mais forçada pois ele percebia, pela minha expressão, que eu não estava bem e não desistia enquanto não falasse. Depois, ao perceber que ele se preocupava realmente, que me ouvia e que tentava ajudar-me, fui-me apercebendo que isso apenas, o partilhar, ajudava-me muito. Sentia-me mais leve e sentia-me acompanhada.
 
Depois do diagnóstico da Esclerose Múltipla, falei com alguns amigos que também sofrem de doenças crónicas sobre como a aceitaram, li testemunhos de pessoas com a mesma doença e, ainda ontem, acabei de ler um livro do actor Michael J. Fox, Always Looking Up, onde fala do seu diagnóstico de Parkinson e de como arranjou forças para lutar contra a doença - acabou mesmo por criar uma Fundação incrível. Todos acabam por falar de um pilar incontornável, na força que a família e os amigos dão. E, aos poucos, também eu fui partilhando aquilo que se passava comigo, primeiro com os meus pais e irmão, depois com a mãe do Luís e os meus amigos mais próximos. O Luís esteve sempre comigo desde o primeiro dia.
 
E é esta mensagem que quero deixar convosco: se estiverem a passar um momento menos bom, partilhem. Talvez o amigo que vos vá ouvir, também já tenha passado por isso e compreenda o vosso problema até melhor do que poderão pensar. Talvez daí surjam partilhas importantes ou até soluções!
A amizade também é isso, estarmos lá para apoiar nos momentos maus. Se quem ouve, fica, aí sim, é um verdadeiro amigo.

1 comentário:

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!