Como organizar a correspondência e documentos importantes

Para controlar a arrumação da casa não basta destralhar e organizar a casa, é necessário manter essa organização.

Falámos aqui sobre cancelar revistas para criar uma barreira de entrada do papel em nossas casas mas há correspondência que não é possível ignorar: contas da casa, correspondência do banco, etc.

[daqui]

Depois de ter cancelado as subscrições das revistas que recebia, percebi que o próximo passo seria organizar a correspondência e papelada importante. Existem tarefas que não podem esperar, que feitas uma vez por semana ou apenas uma vez por mês podem causar algumas dores de cabeça e umas horas de muita paciência. Acumular correspondência é um dos maiores erros na organização de uma casa!


Como organizei a minha correspondência?

Muito fácil! Escolhi um dossier e criei os separadores:
  • Banco, 
  • Saúde, 
  • Documentos Pessoais, 
  • Recibos de Reparação e Garantias, 
  • Faculdade, 
  • CV e Certificados de Formação. 

Se estiverem organizados por ordem alfabética, ainda melhor!

Dentro de cada separador poderão ainda ser criadas subcategorias. Por exemplo, em Banco, pode-se criar um separador por cada banco onde se tem conta. 
Para quem trata do IRS, deverá ter ainda outro separador para guardar os recibos, organizados por mês do ano corrente e um dossier à parte para os documentos dos anos anteriores.

[daqui]

O dossier com separadores tem sido uma óptima ajuda para organizar os meus documentos importantes. Para além disso, sempre que preciso consultar um deles, sei imediatamente onde se encontra!

Depois do dossier criado, adoptei outro hábito: Sempre que vou à caixa do correio e tenho correspondência para mim, entro em casa e não pouso as cartas. Levo-as directamente para a divisão onde tenho o dossier. Abro todas, furo-as e coloco os envelopes na reciclagem. Depois só falta ler e arquivar, coisa que faço logo a seguir!

Desta forma, nunca mais voltei a ter um monte de cartas para abrir nem documentos espalhados e/ou perdidos pela casa. 

Fácil, não?

Sem comentários:

Enviar um comentário

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!