Reflexão sobre os Desafios Semanais contra a Procrastinação

Sê bem-vinda às nossas segundas-feiras!

Aqui começamos todas as semanas com a revelação de um novo desafio contra a procrastinação, o qual deverá ser posto em prática todos os dias, salvo indicação do contrário.
Caso tenhas encontrado o blogue recentemente, podes consultar os desafios anteriores no botão “Desafio da Semana” que se encontra na barra superior.

Esta será uma semana especial. Não irá ser colocado nenhum desafio, quero antes falar um pouco sobre como surgiu esta ideia de criação de desafios no blogue com o intuito de combater a procrastinação, organizar a casa e gerir o tempo.

A ideia surgiu após uma leitura que considero essencial para quem tem muita, muita coisa por destralhar, a qual já referi algumas vezes neste blogue, Winning the Clutter War, de Sandra Felton. Este livro tem um capítulo dedicado à procrastinação e algumas sugestões para combatê-la. Daí surgiu imediatamente a ideia de atribuir a cada semana um desafio novo para implementar em casa e ir observando a evolução para perceber que outras áreas necessitariam de intervenção.

Depois, enquanto pesquisava sobre estes desafios, descobri que o site Fly Lady, dirigido por Marla Cilley (o nickname Fly Lady surgiu pelo facto de Marla adorar pescar com recurso à mosca), tinha muita coisa em comum com as sugestões de Sandra Felton. Por que não abraçar o melhor que cada uma delas oferece?

O meu principal objectivo na criação dos desafios Fim à Procrastinação foi servir de auto-motivação para colocar a minha casa em ordem e depois pensei, por que não, inspirar outras leitoras a conseguir atingir o mesmo feito? Para além disso, uma vez que saí recentemente de casa dos meus pais e me mudei para a minha primeira casa, achei que esta seria a altura ideal para definir limites, para aprender a organizar-me e assegurar que em minha casa encontro um local que me transmite paz. 
Quando comecei a explorar o site Fly Lady com mais atenção verifiquei que muitos dos desafios que fui colocando aqui foram, também, sugeridos lá. Por isso, se sentires que os objectivos que tenho proposto aqui são muito básicos para ti, poderás encontrar nesse site - que eu recomendo vivamente – muitos desafios para quem já tem a sua casa num nível de organização mais avançado!

Por último, apesar de não sugerir um novo desafio para esta semana, não se esqueçam que os 6 desafios já propostos são para ser cumpridos sempre! Por isso, verifica se:
  1. Tens a cama feita.
  2. O lava-loiças está limpo.
  3. A esfregona está seca e o balde de limpezas limpo.
  4. A lista de supermercado contém todos os alimentos que estão em falta na dispensa ou perto do fim.
  5. Se toda a roupa está passada e arrumada.
  6. Se o fogão está limpo.

Se todos estiverem realizados, terás uma semana para celebrar estes 6 primeiros hábitos de organização da casa. Se algum destes estiver por cumprir, terás esta semana para recuperar!

E a partir da próxima semana, já sabem, outros 6 serão propostos à 2ª feira!

Sem comentários:

Enviar um comentário

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!