Fim à Procrastinação: 6º Desafio - Fogão Limpo

Sê bem-vinda às nossas segundas-feiras!

Aqui começamos todas as semanas com a revelação de um novo desafio contra a procrastinação, o qual deverá ser posto em prática todos os dias, salvo indicação do contrário.

6º Desafio: Fogão Limpo

O desafio desta semana leva-nos, de novo, à nossa cozinha. Limpar o fogão é outra tarefa doméstica que eu odeio... Isto porque limpo o forno com algum esforço para conseguir pô-lo a brilhar e, mais tarde, quando preparo a refeição seguinte há sempre qualquer coisa que entorna e estraga todo o trabalho que tive! Também já te aconteceu, certo?

Uma das coisas mais importantes a fazer para simplificar esta tarefa é limpar o fogão quando os salpicos ainda estão quentes. Torna-se muito fácil limpá-lo desta forma e muito mais rápido também. Neste caso, não é necessário nenhum produto em especial, apenas um pano macio humedecido com um pouco de detergente de loiça. No entanto, para quem deixa restos de comida ou de gordura secar e acumular-se durante dias, a limpeza será um pouco mais complicada... Nesse caso, aconselho vivamente a dedicar algum tempo numa limpeza mais profunda que poderá demorar algum tempo (cerca de 40 min.) e depois passar a fazer uma limpeza diária, que será extremamente rápida.

[Fonte: Como Fazer]

Como fazer para limpar um fogão muito sujo:
  1. Calçar luvas e evitar retirá-las durante a limpeza do fogão.
  2. Retirar as grelhas, bicos de gás e respectivos suportes. Colocar tudo isto em água muito quente e detergente de loiça ou bicarbonato de sódio, cobrindo totalmente durante 30 minutos.
  3. Juntar num alguidar água e bicarbonato de sódio. Humedecer um pano de limpeza com esta mistura e limpar toda a superfície do fogão, insistindo nas zonas mais sujas.
  4. Retirar por completo a mistura utilizada com um pano de microfibras humedecido apenas em água e secar com um pano de microfibras seco. 
  5. Retirar as grelhas, bicos de gás e respectivos suportes da água e, se necessário, esfregar com um esfregão verde e detergente. Secar e colocá-los de volta no fogão.

Se tivermos cuidado com a limpeza do fogão não será necessário fazer esta limpeza profunda, basta fazer uma limpeza de manutenção. Eu tenho-a feito da seguinte forma:
  1. Humedecer o pano de microfibras em água morna e adicionar um pouco de detergente de loiça.
  2. Limpar toda a superfície do fogão.
  3. Retirar o detergente com o pano de fibras embebido em água morna.
  4. Secar toda a superfície com um pano de microfibras seco.
  5. Finalizar com um pouco de papel de cozinha embebido em óleo (azeite, óleo vegetal ou óleo de bébé).
  6. Retirar o excesso com o pano de microfibras seco

Este é o meu fogão limpinho tal como expliquei na limpeza de manutenção. Eu prefiro finalizar a limpeza com o óleo de bébé (tenho usado o da marca Dia) para dar brilho sem o cheiro intenso do azeite!

Copyright: Sara Duarte


Atenção: nunca utilizem produtos abrasivos, esfregões verdes e palha-de-aço na superfície do fogão já que todos estes vão riscá-lo e, caso o vosso fogão seja de inox, este deve ser limpo de acordo com a direcção do grão e nunca em movimentos circulares.

4 comentários:

  1. Eee!! Acabei de cumprir esse desafio e me sinto muito bem. Tai uma tarefa que eu procrastinei e precisava muito fazer. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem Rô! Eu também fiquei super contente com a limpeza do fogão e agora não deixo nenhuma sujidade por limpar, continua a brilhar :)

      Eliminar
  2. Mais uma dica, Sara :) Eu sou muito preguiçosa a limpar o fogão mas descobrimos as toalhitas limpa-chão do Continente. Não é o mais ecológico mas uma toalhita limpa em segundos o fogão e é da maneira que não deixo acumular nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra! Se as toalhitas são uma ajuda e são práticas, porque não? Mas olha que depois da limpeza profunda que dei ao fogão, basta passar o pano da cozinha sobre os salpicos ainda quentes e fica logo quentinho! Não custa nada :)

      Eliminar

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!