Dica: Limpar o Ferro de Engomar

Há uns tempos atrás, passei a ferro uns boxers de lycra pretos sem reparar que tinha o ferro na temperatura máxima e queimei o tecido. A superfície inox do ferro também não se salvou e ficou com uma mancha negra que, por vezes, chegava a sujar roupa enquanto a passava a ferro. Imaginem a minha cara quando me apercebia que a roupa tinha de voltar para a máquina de lavar...

[Copyright: Sara Duarte]


Experimentei tudo para limpar o ferro: água e vinagre, detergente da loiça, misturas com bicarbonato de sódio, uma mola de roupa (aquece-se a mola no local que se pretende limpar e deixa-se derreter, depois retira-se a sujidade com um palito - só que a mancha no ferro era tão grande que não compensava o tempo que iria gastar...), tentei todas as dicas que fui encontrando e nada resultou... Ontem já estava preparada para ir reciclar o ferro e comprar um novo quando, numa última pesquisa, encontrei a solução!



[Copyright: Sara Duarte]

Limpar o Ferro de Engomar em 3 passos:
(Muito importante: o passo 2 do processo de limpeza do ferro desgasta a superfície inox do ferro, pelo que só deve ser usada quando mais nada resulta!)

1 - Colocar pasta de dentes branca sobre a superfície do ferro e esfregar com um pano de algodão húmido. Secar com outro pano e passar a ferro, durante 5 minutos, um pano velho. Se a sujidade do ferro apenas ocupar uma pequena área, este poderá ser o único passo necessário à sua limpeza. Caso contrário...

2 - Colocar sal marinho (quanto maior for o grão, melhor) sobre um pano de algodão velho. Ligar o ferro na temperatura máxima e passar o ferro várias vezes sobre o sal - cuidado: o sal vai saltando e pode queimar! O meu ferro ficou praticamente limpo neste passo. Como faltava apenas uma região minúscula, voltei a tentar o passo 1 e consegui limpá-lo por completo.

3 - Após o ferro ficar frio, passar um pouco de azeite ou óleo na sua superfície para dar brilho ao inox - eu utilizei óleo de bebé, o mesmo que uso para limpar o fogão.

Claro que depois fui testar o ferro! Queria ter a certeza que a superfície anteriormente queimada, não voltava a ficar manchada, nem manchava a roupa. Não é que resultou mesmo??? :)


7 comentários:

  1. Há uns tempos deitei fora um ferro precisamente por causa de uma mancha destas. Tentei de tudo e nada, não consegui salvar o dito. Agora já comprei um novo mas vou guardar a dica caso volte a precisar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também já andava à procura de um ferro novo, pensei mesmo que já não havia nada a fazer! Já viu a dica enviada abaixo??

      Eliminar
  2. Num acto de desespero tentei uma coisa que resultou sem estragar nem riscar o ferro: usei a esponja de limpeza para vitrocerâmica juntamente com um produto da scotchbrite para limpeza de placas de vitro. Resultado? Impecável!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela sua sugestão! Será possíve colocar aqui links dos produtos que refere? Agradecia imenso!

      Eliminar
    2. Obrigada, irei pesquisar os produtos!

      Eliminar
  3. Boas dicas, isso já me aconteceu!
    Bj S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada S. Foi realmente um grande desafio!! :)

      Eliminar

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!