Ao ler o artigo, as vantagens de beber estes sumos eram óbvias mas as más experiências que tive mantinham-me um pouco céptica... No entanto, hoje de manhã, decidi dar uma nova oportunidade! Com a revista Sábado vieram 30 receitas de sumos detox, eu inspirei-me nelas e fiz o meu próprio sumo, usando ingredientes que à partida indicavam que a experiência, desta vez, iria ser bem sucedida. O artigo também traz as regras para criar um sumo detox:
- Folhas verde-escuras (espinafres, agrião, couve, rúcula, acelga): até 2 tipos
- Ervas (salsa, coentros, hortelã, erva-doce): 1 tipo
- Legumes (pepino, agrião, alface): até 2 tipos
- Raízes (gengibre, cenoura, beterraba): 1 tipo
- Algas (spirulina, clorela): 1 tipo
- Sementes (linhaça, chia, girassol, cânhamo): 1 tipo
- Fruta (limão, laranja, banana, abacaxi, morangos): até 2 tipos
Eu fiz vista grossa (o objectivo também não era fazer um sumo detox, apenas um sumo saudável para começar a manhã da melhor forma possível!) e, para o meu sumo, escolhi...
Sumo Verde de Ananás, Maçã, Agrião e Limão:
- 1 fatia grossa de ananás
- 1 maça
- sumo de 1/4 limão
- um pequeno ramo de agrião
- água, até atingir consistência/diluição desejada
[Copyright: Sara Duarte] |
Adorei o sabor e a textura, a maçã e o ananás deram-lhe uma textura aveludada (juntei pouca água para não diluir muito e conseguir obter esta textura) e o sumo ficou mais doce do que esperava. O agrião cru é um pouco picante mas o açúcar da maçã sobrepôs-se a isso.
Os ingredientes deste sumo tornam-no rico em vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C, ferro, potássio, fósforo e cálcio. E, mais uma vez, utilizei a liquificadora e não filtrei o sumo para não perder a fibra das frutas e do agrião. O sumo deve ser bebido assim que é feito para não perder os seus nutrientes e as suas propriedades antioxidantes.
Haverá melhor maneira de começar o dia?
Eu ando há algum tempo para experimentar esses sumos...mas ainda não fiz com receio que não goste! Depois de ler o teu post, acho que ser desta que experimento :)
ResponderEliminarPercebo perfeitamente. Eu quando experimentei os primeiros até estava curiosa e não gostei nada! Mas experimenta este, fica doce e muito aveludado! :)
EliminarObrigada Sara por esta partilha. Também tenho curiosidade e algum ceticismo relativamente a estes sumos. A receita que experimentaste tem tudo o que eu gosto e agora fico mesmo tentada a experimentar também! :)
ResponderEliminarTambém torço um pouco o nariz a sumos detox... Fiz este no sentido de me alimentar melhor e ingerir mais vitaminas e fibras (e, entretanto, como substituí os cereais açucarados da manhã pelos sumos e batidos, também ingiro menos açúcares e gorduras). Como dá para perceber pelas "regras" que anotei do artigo da revista Sábado, o sumo que aqui partilhei nem pode ser considerado como um verdadeiro sumo detox mas o meu objectivo principal era fazer um sumo saudável e agradável! (arrisco dizer que alguns sumos detox devem ser intragáveis!). Experimenta este, fica mesmo bom :)
Eliminar