Simplificar a Vida - #002 Usar o Sistema de Dave para destralhar

Segue-se o segundo post da série Simplificar a Vida! O segundo passo que Elaine St. James aconselha no seu livro é: usar o Sistema de Dave para destralhar.



Sistema de Dave para destralhar

Dave, um amigo de Elaine St. James, quando tem artigos que já não usa mas que, ao mesmo tempo, não tem coragem para deitar fora, usa o seguinte sistema:
  1. Colocar os artigos numa caixa.
  2. Colocar uma etiqueta na caixa, sem descriminar os artigos guardados, com uma data posterior, entre 2 a 3 anos.
  3. Guardar as caixas num sótão, cave ou noutra divisão mais conveniente.
  4. Examinar as etiquetas das caixas, uma vez por ano. Deitar fora as caixas marcadas com o ano corrente, sem ver o que está no interior. Se não virmos o que lá está dentro, não iremos dar pela sua falta.

Quando eu comecei a destralhar, usava três caixas e um saco de lixo. As três caixas serviam para: separar as coisas que queria manter; as coisas que não tinha bem a certeza se queria ou não; e as coisas que iria doar ou vender. Claro que na caixa das dúvidas é suposto colocar poucos artigos mas, nas primeiras vezes que tentei seguir este método, acabei com a caixa das dúvidas cheia, aliás acabei com várias caixas dessas! Tinha (e às vezes ainda tenho...) alguma dificuldade em desapegar-me das coisas e tinha mesmo imensa coisa acumulada e isso não mudou de repente.

Eu não colocava data nas caixas como o Sistema de Dave indica mas, passados alguns meses, revisitava-as e depois disto acontecer várias vezes sem retirar qualquer coisa delas ganhei confiança nas minhas decisões: já não precisava mesmo daquilo! Não tinha mudado de ideias: as coisas não me tinham feito falta alguma. Isso tornou-me mais decidida e, nas vezes seguintes, em vez de ter caixas das dúvidas com 50 coisas, passei a colocar poucas coisas de parte.

No fundo, andei uns tempos a livrar-me da tralha mas a velocidade de caracol: em vez de retirar do armário e desfazer-me delas, mudava as coisas do armário para as caixas e, uns meses depois, destas para o lixo. Penso que o Sistema de Dave não iria provocar este ganho de confiança nas minhas decisões ao seleccionar o que seria guardado e o que iria para o lixo mas poderá funcionar contigo!


Mais vale eliminar que (mais tarde) destralhar...

Elaine sublinha que o mais importante é manter a vida livre de tralha criando, em primeiro lugar, o hábito de não acumular. No momento em que pegamos, por exemplo, numa camisola que não queremos usar mais, deve-se deitá-la imediatamente fora em vez de atirá-la para o canto do roupeiro. Ao pegar em qualquer tipo de artigo, devemos reflectir: Quero realmente guardar isto ou é apenas mais uma coisa a juntar-se à tralha?


À medida que fui deitando coisas fora, os espaços à minha volta tornaram-se mais livres, organizados e bonitos e fui ganhando alguma aversão à tralha e aos amontoados de coisas. Evitar acumular após começar a destralhar surgiu de uma forma natural, assim como deixar de comprar por impulso, afinal não queria voltar para trás, sentia-me cada vez melhor em minha casa!

Mas todos nós temos o nosso ponto fraco e o meu são os livros. Já vendi alguns, sobretudo os técnicos que não precisava mais. Vendi também alguns romances mas foi uma minoria comparado com a biblioteca que me ocupa uma divisão da casa. Li, há uns dias atrás, um post sobre destralhar livros que Thais recomendou e, pela primeira vez, senti-me tentada a ir um pouquinho mais longe.


Espero que gostes desta série de posts e que estes possam ajudar-te também a simplificar a tua vida!

3 comentários:

  1. Já tenho o livro :) e já li metade :) claro que existem algumas coisas que não se aplicam ( venda o barco ) até me deu vontade de rir :) ..mas estou a gostar muito e esta da cxa com etiqueta foi uma das que me chamou a atenção!
    Bj grande e bom destralhe!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente por teres gostado do livro e poder ser útil nas tuas arrumações! :)

      Eliminar
  2. Olá Sara! O que sugeres fazer com aquela roupa que nós gostavamos mas de repente deixou de servir porque engordamos, e agora temos o objetivo de começar a emagrecer? se for deitar essa roupa fora vou deprimir porque fico sem nada e porque tenho de comprar tudo de novo. e quando emagrecer vai acontecer o mesmo. o meu peso oscila bastante e tenho sempre essa duvida na minha vida. obrigada

    ResponderEliminar

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!