Simplificar a Vida - #005 Comprar em Grandes Quantidades

Para poupar tempo e dinheiro no supermercado, Elaine St. James aconselha, no seu livro Simplificar a Vida, a comprar em grandes quantidades. Com a casa destralhada e vários espaços vazios, Elaine usa esta estratégia uma a duas vezes por ano.

Eu sempre comprei em grandes quantidades artigos sem validade ou com validades longas porque já em casa dos meus pais se fazia o mesmo. Outra coisa que Elaine aconselha e que sempre fizemos foi organizar a lista de compras por secção, poupando tempo no supermercado. A lista ordenada torna mais fácil percorrer o corredor principal do supermercado uma só vez.

[Daqui]

Para comprar em grandes quantidades é necessário:
  1. Ter espaço livre em casa e viatura para transportar grandes quantidades de produtos, que poderão não só ser volumosos como pesados.
  2. Ter dinheiro para investir porque, apesar de a longo prazo representar uma poupança, no momento da compra terá de se gastar "algum" dinheiro que, depois, não estará disponível para outras compras e pagamento de serviços que possam ocorrer nesse mês...
  3. Escolher artigos sem validade ou com validade longa para que não haja posterior desperdício em casa.
  4. Pesquisar os preços geralmente praticados para cada artigo (por unidade, por litro, por quilograma, etc.), assegurando que apenas são comprados os que estão em promoção. Para tal, fui construindo uma lista em Excel dos produtos que mais consumo com a indicação do preço mais baixo que já encontrei e só volto a comprá-los em quantidade quando estão à venda pelo mesmo preço ou inferior.
  5. Fazer uma lista dos produtos e quantidade respectiva uma vez que, comprar em grandes quantidades, pode tornar-se facilmente numa tarefa confusa! (Sabendo o preço de cada artigo, pode-se calcular quanto se vai gastar e decidir artigos e quantidades em função de um valor pré-definido).

Eu faço compras em grandes quantidades mas não dedico idas ao supermercado exclusivamente para estas porque não tenho uma dispensa assim tão grande e não quero ter pilhas de compras pela casa e, assim, também não tenho de carregar tanta coisa de uma vez. Tento ir apenas uma vez por semana ao supermercado e nesse dia "normal" de compras, verifico se existe alguma promoção relevante em algum produto que compro em quantidade e incluo-o na compra semanal. Por exemplo, se vejo que o detergente de máquina da loiça que uso está com 50% de desconto, aproveito e trago várias caixas do mesmo (esta foi uma das últimas compras que fiz em quantidade). A comida de cão compro sempre em pacotes de cerca de 15 Kg através da internet e o site que uso oferece os portes de envio a partir de 59€, para além disso se comprar um segundo pacote também oferecem um desconto bastante bom, ultrapassando logo os 59€. Assim, para além de não pagar portes de envio, o preço da comida por quilo também diminui bastante!


Produtos a comprar em quantidade

Quando compro em quantidade, considero sempre a validade do artigo, a frequência com que o uso e se já conheço o artigo em concreto (e não outros semelhantes). Em casa, tenho o cuidado de os arrumar por ordem de validade (vê dicas para organizar a despensa). Os produtos que compro em quantidade são (da categoria 3 só compro as toalhitas, mas para quem tem bebés, comprar vários pacotes de fraldas em promoção é uma óptima oportunidade!):

  1. Produtos para a Casa (detergentes, panos de limpeza, papel de cozinha, papel higiénico, papel vegetal, folha de alumínio, película aderente, sacos de congelação, sacos de lixo, pilhas, lâmpadas).
  2. Produtos de Higiene (Champô, amaciador, gel de duche, sabonetes, pasta de dentes, escova de dentes, espuma de barbear, desodorizante, etc.).
  3. Produtos para Bebé (fraldas, toalhitas).
  4. Comida para Animais de Estimação.
  5. Arroz, Massa, Leguminosas, Conservas, Açúcar, Farinha.
  6. Carne para congelar.

E tu, tens este hábito de comprar em quantidade e de aproveitar as promoções? Que produtos compras usando esta estratégia?
 

3 comentários:

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!