Hoje quero partilhar convosco um livro que me motivou imenso no processo de destralhar. Ainda vivia com os meus pais, tinha imensa coisa e um quarto a rebentar pelas costuras. Mas, apesar da desarrumação, sempre fui uma pessoa que precisa de ter as coisas limpas e organizadas à volta. Tentei, inúmeras vezes, arrumar o quarto mas a quantidade de coisas que tinha tornavam essa tarefa impossível. Era preciso destralhar, selecionar apenas o essencial mas eu só tentava arrumar.
Entretanto, quando mudei para a casa onde me encontro hoje, decidi que a confusão à minha volta tinha da parar. Não queria continuar a viver assim na minha casa nova. Era o momento certo para por mãos à obra.
Elaine St. James, a autora do livro Simplify Your Life - 100 Ways to Slow Down and Enjoy the Things That Really Matter (Simplificar a Vida - 100 Coisas a Fazer para Desacelerar e Aproveitar as Coisas que Realmente Interessam), também começou assim.
Viu-se com a agenda cheia de tarefas, compromissos, obrigações e sem tempo nenhuma para si, para respirar. A casa, o carrão, os aparelhos eléctricos, a enorme quantidade de coisas que possuía atrapalhavam a sua vida. Elaine tirou uns dias, afastou-se de tudo e reflectiu sobre coisas que poderia fazer para simplificar a sua vida. Queria ter mais tempo para se dedicar às coisas que realmente gostava de fazer.
Elaine chegou à conclusão de que, para si, viver de forma mais simples significava:
- Reduzir o número de coisas.
- Manter o conforto.
- Eliminar a complexidade.
- Diminuir as obrigações e compromissos sociais.
No entanto, não existiam manuais por onde se guiar. Então, sempre que terminava uma tarefa que simplificava a sua vida, surgiam outras que também poderiam ajudar nesse processo. Ao compilar as ideias que foi tendo, escreveu o livro Simplify Your Life.
Nesse livro apresenta 100 passos para tornar a vida mais simples, que se encontram agrupados em 8 tópicos principais:
- Casa
- Estilo de Vida
- Finanças
- Trabalho
- Saúde
- Vida Pessoal
- Coisas de Mulher
- Simplicidade Hardcore (!)
Quero dedicar alguns posts às sugestões que Elaine apresenta no seu livro mas ainda não sei se o faça de uma forma diária ou semanal, até porque alguns passos não se podem pôr em prática num só dia. Mas, antes de mais, queria frisar que este é um processo pessoal. Aquilo que poderá simplificar a minha vida, poderá não fazer sentido na vida de outra pessoa. Eu falarei somente das sugestões que, para mim, são mais relevantes no dia-a-dia. Se gostarem, procurem o livro, encontrarão outras sugestões que poderão achar úteis!
Olá Sara!!
ResponderEliminarAntes de mais quero dar-te os parabéns pelo blog que aqui tens!
Depois quero agradecer-te pela visita ao meu cantinho.
E para terminar muito obrigada pela partilha deste livro, sou uma apaixonada por literatura. E a julgar pelo que aqui escreves eu vou gostar muito deste livro. Já anotei o nome dele na minha lista de livros que quero ler.
Li um há muito pouco tempo que se chama " Arrume a sua casa, arrume a sua vida" de Marie Kondo, é deste género, se tiveres oportunidade lê que vais gostar.
Beijinhos***
Olá Catarina!
EliminarAgradeço as tuas palavras :)
Não conhecia esse livro, nem autora, vou pesquisar! Obrigada pela partilha!
Beijinhos
Fiquei com curiosidade e ...comprei...agora é esperar que chegue para devora-lo :)
ResponderEliminarObrigada pela partilha
Bjs
É um dos meus livros de referência para destralhar e simplificar, espero que também gostes Celine!
Eliminar