Simplificar a Vida - 100 Coisas a Fazer


Hoje quero partilhar convosco um livro que me motivou imenso no processo de destralhar. Ainda vivia com os meus pais, tinha imensa coisa e um quarto a rebentar pelas costuras. Mas, apesar da desarrumação, sempre fui uma pessoa que precisa de ter as coisas limpas e organizadas à volta. Tentei, inúmeras vezes, arrumar o quarto mas a quantidade de coisas que tinha tornavam essa tarefa impossível. Era preciso destralhar, selecionar apenas o essencial mas eu só tentava arrumar.

Entretanto, quando mudei para a casa onde me encontro hoje, decidi que a confusão à minha volta tinha da parar. Não queria continuar a viver assim na minha casa nova. Era o momento certo para por mãos à obra.

Elaine St. James, a autora do livro Simplify Your Life - 100 Ways to Slow Down and Enjoy the Things That Really Matter (Simplificar a Vida - 100 Coisas a Fazer para Desacelerar e Aproveitar as Coisas que Realmente Interessam), também começou assim. 
Viu-se com a agenda cheia de tarefas, compromissos, obrigações e sem tempo nenhuma para si, para respirar. A casa, o carrão, os aparelhos eléctricos, a enorme quantidade de coisas que possuía atrapalhavam a sua vida. Elaine tirou uns dias, afastou-se de tudo e reflectiu sobre coisas que poderia fazer para simplificar a sua vida. Queria ter mais tempo para se dedicar às coisas que realmente gostava de fazer.

Elaine chegou à conclusão de que, para si, viver de forma mais simples significava:
  1. Reduzir o número de coisas.
  2. Manter o conforto.
  3. Eliminar a complexidade.
  4. Diminuir as obrigações e compromissos sociais.

No entanto, não existiam manuais por onde se guiar. Então, sempre que terminava uma tarefa que simplificava a sua vida, surgiam outras que também poderiam ajudar nesse processo. Ao compilar as ideias que foi tendo, escreveu o livro Simplify Your Life


Nesse livro apresenta 100 passos para tornar a vida mais simples, que se encontram agrupados em 8 tópicos principais:
  1. Casa
  2. Estilo de Vida
  3. Finanças
  4. Trabalho
  5. Saúde
  6. Vida Pessoal
  7. Coisas de Mulher
  8. Simplicidade Hardcore (!)

Quero dedicar alguns posts às sugestões que Elaine apresenta no seu livro mas ainda não sei se o faça de uma forma diária ou semanal, até porque alguns passos não se podem pôr em prática num só dia. Mas, antes de mais, queria frisar que este é um processo pessoal. Aquilo que poderá simplificar a minha vida, poderá não fazer sentido na vida de outra pessoa. Eu falarei somente das sugestões que, para mim, são mais relevantes no dia-a-dia. Se gostarem, procurem o livro, encontrarão outras sugestões que poderão achar úteis!

4 comentários:

  1. Olá Sara!!

    Antes de mais quero dar-te os parabéns pelo blog que aqui tens!
    Depois quero agradecer-te pela visita ao meu cantinho.
    E para terminar muito obrigada pela partilha deste livro, sou uma apaixonada por literatura. E a julgar pelo que aqui escreves eu vou gostar muito deste livro. Já anotei o nome dele na minha lista de livros que quero ler.
    Li um há muito pouco tempo que se chama " Arrume a sua casa, arrume a sua vida" de Marie Kondo, é deste género, se tiveres oportunidade lê que vais gostar.
    Beijinhos***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina!
      Agradeço as tuas palavras :)

      Não conhecia esse livro, nem autora, vou pesquisar! Obrigada pela partilha!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Fiquei com curiosidade e ...comprei...agora é esperar que chegue para devora-lo :)
    Obrigada pela partilha
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um dos meus livros de referência para destralhar e simplificar, espero que também gostes Celine!

      Eliminar

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!