22 de abril de 2013

O meu novo desafio: dieta sem glúten!

[Hypescience]

Por mero acaso estava a ler um artigo quando me deparo com alguns dos sintomas da doença celíaca:
  • Distensão abdominal e dor
  • Fadiga
  • Dores ósseas, articulares ou cãibras
  • Formigueiro ou dormência nas mãos e pés
  • Aftas recorrentes
  • Prisão de ventre ou diarreia

Fui pesquisar sobre a doença celíaca e os sintomas acima forma os que mais me chamaram a atenção porque sofro de todos estes com alguma frequência… será possível ter desenvolvido alguma sensibilidade ao glúten?! Falei com uma amiga médica que me aconselhou experimentar uma dieta sem glúten durante duas semanas para ver se sentia alguma melhoria destes sintomas.

Basicamente, numa dieta sem glúten, excluem-se todos os cereais que o contêm (trigo, cevada, centeio e aveia, por contaminação cruzada) e seus derivados. Portanto estão proibidos os seguintes alimentos:
  • Pão que contenha trigo, cevada, centeio ou aveia
  • Bolos e bolachas
  • Iogurtes com cereais
  • Massas
  • Pizza
  • Lasanha e Canelones
  • Alimentos com farinha de trigo, cevada, centeio ou aveia
  • Sopas de Pacote
  • Panados
  • Farinheira e Alheira
  • Delícias do Mar
  • Molho de soja

E existem ainda outros alimentos que poderão conter glúten:
  • Broa de Milho
  • Queijos industriais
  • Iogurtes de aromas ou pedaços
  • Leite achocolatado
  • Enlatados
  • Fiambre, presunto e chouriço
  • Patês
  • Polpa de Tomate
  • Caldos de carne e de peixe
  • Temperos industriais (ketchup, maionese, mostarda, etc.)
  • Compotas de fruta
  • Chocolate
  • Fruta em calda
  • Gelatina
  • Produtos de soja
  • Natas, manteiga, margarina e banhas industriais
  • Batatas fritas de pacote
  • Refrigerantes e sumos concentrados
Eu não conheço nenhuma pessoa celíaca e, portanto, não tinha consciência da dificuldade de seguir uma dieta sem glúten principalmente quando se fazem algumas refeições fora de casa… Para quem tem de seguir uma dieta tão restrita, a melhor solução será levar refeições feitas em casa para ter a certeza que nada do que é comido, mesmo que à partida seja um alimento sem glúten, esteja contaminado por esta proteína.

Vou então começar a evitar o glúten amanhã e terminarei este desafio no dia 7 de Maio. Até lá irei tentar manter um registo diário das minhas refeições e outras informações que ache úteis partilhar!

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