Feira Alternativa - Festival da Terra 2013 #2

Já passaram uns dias mas queria muito contar-vos como foi o meu segundo dia na Feira Alternativa de 2013.

Depois da experiência única de Sábado (vejam aqui), tinha de regressar!

No Domingo, comecei a manhã com dois workshops de 1 hora: “Alimentação para o Stress” apresentado pelo nutricionista Júlio Soares e “Detox”, apresentada pela Márcia Almeida que, no dia anterior, tinha conhecido no workshop “Rawfood”. Falou-se novamente do impacto que a nossa dieta tem sobre a nossa saúde física mas também emocional. No primeiro workshop, o nutricionista Júlio Soares falou sobre algo que eu também já tinha estudado em bioquímica: algumas consequências que resultam de um pequeno-almoço rico em açúcar. Para quem sente pouca energia durante a manhã, a necessidade de comer a meio da manhã mais qualquer coisa com muito açúcar ou para quem é ansioso, faz todo sentido reflectir sobre o que estamos a ingerir. Eu, por exemplo, comia sempre cereais Chocapic com leite magro 0% lactose. Mas depois destes dois dias, decidi por o leite definitivamente de lado, assim como a maioria dos cereais de pequeno-almoço porque apresento alguma intolerância a estes, para além de estarem carregados de açúcar (alguns têm mais que um copo de coca-cola!). Hoje comi pela terceira vez, iogurte com pedaços de fruta misturado com corn flakes da marca Schär e, para além de me sentir mais calma ao longo da manhã, não sinto necessidade de ir a correr comer um pastel de nata para continuar acordada!

Regressando ao Festival da Terra, depois desses dois workshops, fui assistir a duas palestras: “Água: Eficiência na sua utilização no dia-a-dia”, apresentada pela Ana Rita Antunes, da Quercus e “A dieta alcalina – 10 passos para uma vida saudável”, apresentado pelo Paulo Fernandes. A primeira palestra dedicou-se ao tema da importância do consumo consciente da água e sugestões para poupar o consumo de água em casa. A segunda palestra dedicou-se à importância de seguir um estilo de vida saudável, tendo sido sublinhados alguns pontos importantes, tais como favorecer a ingestão de alimentos mais alcalinos, menos alimentos processados, pouco açúcar, a importância de praticar yoga e/ou meditação e os benefícios das massagens/drenagens linfáticas.

Ao almoço, voltei à barraquinha vegetariana Ananda Marga mas desta vez optei pelo menu com tofu à brás, quinoa e couve roxa com puré de maçã. Depois encontrei noutra barraquinha, uma sobremesa de açaí com granola. Mais um almoço delicioso!

Tofú à Brás, Quinoa e Couve Roxa com Puré de Maçã

Sobremesa de Açaí coberta com Granola


À tarde, fui conhecer o espaço vivencial onde participei na meditação Osho Nadabrahma. Esta meditação durou uma hora e meia e percebi que ainda não estou preparada para meditar durante tanto tempo, foi bastante difícil manter-me na mesma posição de forma confortável… Depois assisti ao workshop “Desintoxicação Imediata com uma Garrafa PET”, onde a mestre Mamiko Takada, representante do Nipon Spa Japonês, nos ensinou a fazer auto-drenagens linfáticas com garrafas de água de 50 cl. Nunca pensei que a garrafa de água, que tenho sempre na mala, pudesse ser um utensílio de massagem tão bom! Depois experimentei uma aula de Sri Sri Yoga, com meditação no final. Fiquei tão relaxada durante a aula que dei o dia por encerrado. Não queria que nada pudesse interferir no meu estado de relaxamento!

Fiquei conquistada pelas experiências únicas que vivenciei nesta feira e irei, sem dúvida, voltar sempre que for possível. Aconselho-a vivamente a todos que se sintam curiosos em experimentar algo diferente!

Sem comentários:

Enviar um comentário

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!