Fim à Procrastinação: 2º Desafio - Lavar a Loiça Já

Sê bem-vinda às nossas segundas-feiras

Aqui começamos todas as semanas com a revelação de um novo desafio contra a procrastinação, o qual deverá ser posto em prática todos os dias, salvo indicação do contrário.

2º Desafio: Lavar a loiça.

Se a cama é o grande foco do quarto (ver o 1º Desafio), o lava-loiças é sem dúvida o espaço equivalente na cozinha.

Há alguns anos atrás, tomei conhecimento de uma situação que me chocou: a quantidade de microrganismos encontrada num lava-loiça comum é superior à quantidade de microrganismos encontrada numa sanita! Torna-se imediatamente clara a razão por que é tão importante manter este espaço limpo.

No entanto, em muitas casas, a loiça das refeições acumula-se e as esponjas ou panos de limpeza vão ganhando um aspecto muito desagradável.

[daqui]
O melhor truque para manter o lava-loiça limpo é tornar a lavagem de loiça, seja manual ou na máquina, como parte integrante da refeição.

Por exemplo, quando eu preparo o almoço só me sento à mesa para desfrutar da refeição após colocar toda a loiça que usei durante a preparação na máquina de lavar. Da mesma forma, assim que termino a sobremesa, coloco toda a loiça usada durante a refeição na máquina de lavar. Desta forma, evito o acumular de loiça e a tarefa, que se torna facilmente detestável, quando existe loiça por limpar das refeições anteriores.

Imaginem a diferença que se sente de manhã ao entrar numa cozinha com o lava-loiça limpo, em vez de encontrarem-no atulhado de loiça com restos de refeições anteriores! Fechem os olhos e imaginem as duas situações! Conseguem sentir a diferença??

[daqui]

Mas não podemos esquecer os utensílios que utilizamos na lavagem da loiça e do próprio lava-loiça. Primeiro que tudo, desaconselho a utilização de esponjas deste tipo:

[daqui]

A esponja num lava-loiça proporciona um dos melhores ambientes para a formação de microrganismos, dado que é húmido e rico em nutrientes (devido aos restos alimentares)...

De qualquer forma, qualquer que seja o utensílio utilizado, este deve ser substituído com bastante regularidade ou então limpo num banho de água quente com alguma lixívia durante, pelo menos, uma hora.

E tu, costumas deixar acumular loiça de refeições anteriores? Verifica o teu lava-loiças... está vazio?
Há quanto tempo não substituis a esponja, esfregão ou pano de limpeza?

5 comentários:

  1. Tem dias... sei que os microorganismos são inúmeros, mas nem sempre tenho tempo, mas gosto muito de me ir deitar com a cozinha limpa e a loiça a lavar na máquina. Até durmo melhor:)
    Quando estou a cozinhar tento ir arrumando as coisas para aproveitar melhor as refeições.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto de me deitar com a loiça na máquina a lavar e o lava-loiças limpo, é uma sensação de alívio!

      Eliminar
  2. Adoro estes posts!!! tenho tentado manter certos hábitos ;) continua!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por ter seguidoras destes desafios! Já tinha algum cuidado com a limpeza do lava-loiças mas desde segunda-feira tenho feito um esforço adicional. Agora está sempre limpo :)

      Eliminar
  3. Boa tarde,
    Que esponja aconselha?

    Obrigada :)
    Soraia

    ResponderEliminar

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!