Dica: Remover nódoas de sangue

Há uns dias atrás, o meu namorado sujou, sem se aperceber, uma t-shirt branca com sangue de um corte que fez com a lâmina da barba. Quando vi as gotas de sangue sobre o algodão branco, achei que não iria haver solução… Afinal, haveria nódoa mais difícil de retirar??

Se havia solução, ela estaria num livro que a minha mãe me ofereceu no último Natal. Foi tiro e queda, afinal é muito fácil retirar nódoas de sangue e como resultou tão bem, queria partilhar convosco os truques utilizados!



Passos a seguir para remover uma nódoa de sangue:

1 – Cobrir a nódoa com água fria.
2 – De seguida, cobri-la com detergente líquido suave para a loiça.
3 - Esfregar bem.
4 – Se a nódoa persistir, misturar o detergente de loiça com água e umas gotas de amoníaco ou utilizar lixívia apropriada para a cor e tecido da peça de roupa (deve-se sempre testar num pequeno canto escondido do tecido antes de atacar a nódoa).
5 – Se a nódoa permanecer, utilizar um produto para retirar ferrugem e seguir as instruções da etiqueta.

Importante: Caso a nódoa seja feita no trabalho ou noutro local onde não se possa proceder imediatamente à sua limpeza, deve-se cobrir a nódoa com água fria. Para além desse cuidado, nunca se deve esfregar ou escovar uma nódoa, pois poderá espalhar-se ou danificar o tecido.

A nódoa de sangue da t-shirt desapareceu logo no 3º passo mas, para o caso de alguém poder encontrar uma nódoa de sangue mais teimosa, quis deixar todas as sugestões que o livro recomenda para a sua remoção.
Espero que ajude!

Pesquisa Bibliográfica: Como Limpar Depressa e Bem - O Guia Elementar para deixar a sua casa a brilhar de Jeff Bredenberg.

8 comentários:

  1. Sou médica... já tive de tirar vários dls de sangue da minha bata em tempo record e não há como: água oxigenada... sai logo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela dica Neka! Diz-me só uma coisa, usando apenas água oxigenada não amarelece a bata?

      Eliminar
    2. Não. Depois quando é lavada normalmente, volta a ficar branquinha...

      Eliminar
    3. Obrigada, vou passar a usar na bata sempre que não conseguir tirar uma nódoa :)

      Eliminar
  2. Sara,
    Experimente sabonete (esses mesmo que usamos no banho, de preferência os brancos). Remove gordura, sangue, graxas e muito mais...Depois, lave normalmente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca pensei que o sabonete líquido conseguisse remover sangue dos tecidos!

      Eliminar
  3. é só limpar com água oxigenada até a nódoa desaparecer por completo...

    ResponderEliminar

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!