Fim à Procrastinação: 5º Desafio - Menos Roupa por Passar a Ferro

Aqui começamos todas as semanas com a revelação de um novo desafio contra a procrastinação, o qual deverá ser posto em prática todos os dias, salvo indicação do contrário.

Depois de termos implementado três desafios mais associados à limpeza e organização da casa (fazer a cama, limpar o lava-loiça, limpar o balde e a esfregona) e um mais voltado para a economia da casa (fazer a lista de supermercado), esta semana regressamos à organização da casa, mais precisamente, dos têxteis.

5º Desafio: Menos Roupa por Passar a Ferro

[Fonte: American Kraut]

Passar a roupa é uma das tarefas que menos gosto de fazer. As peças pequenas não me incomodam mas as maiores como, por exemplo, os lençóis de cama de casal são uma tortura para mim. Para além disso, se me distraio e fico uns dias sem passar a ferro, a pilha de roupa parece que se triplica e torna-se um verdadeiro pesadelo voltar a enfrentá-la! Até há uns dias atrás, eu deixava acumular mesmo muita roupa, ia usando tudo o que tinha no guarda-roupa só para não ter de tratar da roupa acumulada na tábua de passar a ferro! Mas isso, por aqui, acabou.

Claro que para tratar de toda a roupa que eu tinha acumulado tive de pedir ajuda, seria impossível conseguir passar tanta roupa num único dia e sozinha! Se te encontrares na mesma situação, aconselho-te vivamente a pedires ajuda ou utilizares um serviço de engomadoria para pôr toda a roupa em ordem!

A partir de agora, o objectivo será tratar da roupa à medida que esta surge, sem deixar acumular!

Até começar a viver sozinha e ter de tratar da casa, não tinha consciência dos pequenos truques associados a cada tarefa da casa que ajudam imenso na sua realização. Normalmente, fugimos das tarefas que nos transmitem uma ideia de que é necessário imenso tempo para conseguir cumpri-la. E essa era uma das razões pela qual, sempre que passava perto da tábua de passar a ferro, dizia para mim própria “depois faço isso”

Mas existem, realmente, alguns truques que poupam o trabalho e o tempo que se gasta com o tratamento da roupa. Deixo-vos aqui os que me têm ajudado imenso:
  • Após a lavagem da roupa à mão ou na máquina, esta deve ser imediatamente estendida para secar - isto evita muitos dos vincos na roupa que se criam quando fica esquecida na máquina de lavar e, para além disso, desta forma, muitas peças de roupa nem necessitam de ser passadas a ferro!
  • A roupa deve ser passada quando está ainda ligeiramente húmida. Eu comprei um ferro simples (tem um tempo de vida superior aos ferros a vapor) e, por isso, utilizava um borrifador para humedecer um pouco a roupa e facilitar a passagem mas se a roupa ainda estiver um pouco húmida ainda resulta melhor e poupa-se a água do borrifador.
  • Após a passagem a ferro, a roupa deve ser arrumada de forma adequada. Está fora de questão atirar a roupa para dentro das gavetas ou roupeiro… Afinal, não queres voltar a passá-la a ferro, pois não?
 Deixo-vos ainda outras duas sugestões que também vou passar a pôr em prática:
  • A roupa que é colocada para lavar deve ser separada em cestos consoante a cor e cuidados de tratamento (cesto para roupa clara; cesto para roupa escura; cesto para roupas delicadas). Esse pequeno cuidado resulta numa grande ajuda: para fazer uma máquina de roupa, não vai ser necessário andar à procura de roupa específica num grande cesto da roupa suja... A roupa já está separada e pronta a ser colocada na máquina!
[Fonte: Alibaba]
  • Menos roupa implica uma pilha de roupa mais pequena por passar a ferro porque não vai ser possível acumular tanta roupa na tábua sem ficar com o roupeiro vazio! Por isso, vou destralhar (ainda) mais roupa.
  • Na compra de roupa (para substituir a antiga!), poderá ser dada preferência a tecidos que não necessitem de grandes cuidados na sua manutenção, por exemplo, tecidos que não necessitem de ser passados a ferro.

Confessa... Também costumas acumular muita roupa para passar a ferro?

6 comentários:

  1. Ai Sara. Eu odeio de morte passar a ferro. Só por isso, tudo o que não tenha mesmo de ser passado não passo, como lençóis de cama, toalhas de banho, panos da louça, roupa de usar em casa e por aí fora.
    Depois descobri que ter menos roupa implica menos roupa a acumular tanto no cesto da roupa suja como no cesto da roupa para pasasr.
    Para as mães de bebés pequenos, dou uma dica. A roupa de bebe deve ser passada a ferro não vá trazer algum bicharoco do estendal. Eu descobri que levar a roupa de bebé, depois de seca no estendal, 30 minutos na máquina de secar faz o mesmo efeito e se dobrarmos logo a roupinha, fica direita e fofinha como acabada de passar. E vendo bem, poupa-se tempo e dinheiro, porque uma máquina a secar 30 minutos gasta menos que duas horas de ferro a passar roupinhas minúsculas. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela dica Sandra!
      Confesso que também não sou grande adepta de passar a ferro mas quando chegam os dias frios de Inverno vou com muito gosto até à tábua passar algumas peças de roupa ;)

      Eliminar
  2. Olá Sara:
    Eu não tenho mesmo o hábito de acumular roupa para passar. Há muitas coisas que eu deixei de passar porque acho que é perda de tempo e de dinheiro (na eletricidade). Desde que comecei a usar o vinagre branco junto com um niquinho de amaciador que a roupa depois de seca fica muito mais macia e muita deixou de ser necessário passar. Os jogos de banho ou de cama acho mesmo uma perda de tempo. Se não saimos de casa com eles e se mal os utilizamos ficam logo todos machucados para quê passar a ferro?
    Eu tenho o hábito de ao apanhar a roupa do estendal a dobrar logo. A que não estiver amarrotada guardo logo. A que precisar de ser passada como é o caso de camisas ou t.shirts, coloco no cesto dobradinha para que a tarefa seja mais fácil e rápida.
    Também tenho o hábito de estendar as meias todas juntas e aos pares, e a roupa interior também porque assim na hora de apanhar, dobrar e guardar é tudo muito mais fácil e rápido.

    Parabéns pelo blogue. É sempre muito bom encontrar sugestões diferentes para a facilitar o dia a dia e ter mais qualidade de vida. Eu sinto que tenho progredido muito, mas também sei que ainda tenho muito a fazer. Espero que com a ajuda deste seu espaço consiga melhorar mais.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde,
    Gosto muito deste cesto para roupa suja com 3 compartimentos.
    Será que me pode dizer onde posso adquirir um igual?
    Obrigada
    Sandra Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra! No ikea, existe um cesto duplo para colocar, por exemplo, roupa de cor escura e roupa de cor clara. Podes vê-lo aqui: http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/80219660/

      Eliminar
  4. Eu resolvi a questão da roupa para passar de maneira muito simples, deixo a roupa esticar no corpo.

    Tudo o que sejam toalhas, lençois, pijamas, roupa de desporto não passo. As minhas calças (exceto um par) também não precisam de ser passadas, como são justas os vincos são automaticamente alisado ao vestir. As camisolas de algodão, como são para usar em situações informais também não passo.

    Conclusão, a única coisa que passo a ferro são as camisas. Como não tenho muitas também não tenho muito que passar.

    ResponderEliminar

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!