Preguiça vs Descrença

Depois de escrever e pensar sobre o meu dia ideal pus-me a pensar numa outra questão intimamente ligada com a inicial: se sabemos aquilo que nos faz feliz, se sabemos o que gostaríamos de alterar na nossa vida e se, sempre que se aproxima um novo ano, fazemos uma lista de resoluções… por que razão continuam vários sonhos por concretizar? Várias resoluções por cumprir?

Será que o ser humano é preguiçoso por defeito? Será que o ser humano tem prazer em procrastinar? Há um ano atrás talvez não pensasse muito nesta questão e respondesse que era, de facto, uma pessoa preguiçosa, daí adiar tanta coisa… adiava para o dia seguinte ou para a semana seguinte e, de repente, tinham passado vários meses, sem dar por isso.

Mas, se sou uma pessoa proactiva como é que poderia, ao mesmo tempo, ser preguiçosa…?



Hoje almocei com um grupo de amigos que já não via há algum tempo e entre eles estava uma amiga que emagreceu bastante e estava, agora, em forma. Quando a vi, fiquei imediatamente feliz por ela e irritada comigo própria… se eu não preciso de perder peso, se falta apenas ficar em forma para sentir-me bem, como é que, mais uma vez, tinha deixado passar tantos meses e continuava na mesma? (ok, na mesma não, porque tenho perdido peso de uma forma bastante regular desde Fevereiro deste ano mas, comparativamente com ela, eu não tinha feito nada!). Hoje percebi que isto não tinha nada a ver com preguiça… apenas com descrença.

Agora sei que adio determinados objectivos por medo de falhar. É mais fácil ir adiando para amanhã do que vir a descobrir de que não sou capaz de concretizar algo que é importante para mim…

Mas já Michael Jordan dizia...

[Fonte: Fave Thing]


E tu? Que razão te leva a adiar, indefinidamente, aquilo que te faz feliz?

1 comentário:

  1. Muitas vezes a preguiça nos impede de alcançarmos nosso objetivos (que como você disse, às vezes estão muito próximos de conseguirmos). Ter a percepção disso, já é o primeiro passo para a mudança!

    ResponderEliminar

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!