Finanças: Registo Diário de Gastos

Depois de ter concluído que já poderia ter poupado e investido cerca de 2000€ que gastei em revistas (!), fui ler alguns artigos sobre finanças. Já tenho poupado bastante desde que decidi deixar os cartões de débito e crédito em casa mas se calhar ainda posso fazer melhor.

Tendo em conta a situação do país (e não me vou alongar neste assunto...), é cada vez mais importante saber poupar e investir, criar um fundo de emergência e conseguir sobreviver sem qualquer ajuda, incluindo a reforma, que já não é certa.


A minha questão era... por onde começar??

[daqui]

Amanhã entramos num novo mês e é uma óptima altura para iniciar um registo diário dos gastos, indicando onde e quanto se gastou. Sim, vai dar um pouco de trabalho mas depois irá compensar. 
Pelo final do mês, será possível agrupar os gastos por categoria e perceber que hábitos podem ser alterados para reduzir os gastos!


10 comentários:

  1. Boa oportunidade para começar a registar todos os gastos. Eu estou à procura de uma app para android que dê para sincronizar com outra pessoa. Conheces alguma?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sou grande conhecedora de app's porque uso apenas o telemóvel para o básico, além do próprio telemóvel ser dos mais baratinhos. Mas depois de ter lido o comentário da Lu mais abaixo, fui espreitar a app Canarinho e gostei imenso. Até fiquei admirada por funcionar num telemóvel tão simples o meu...

      Eliminar
    2. Para sincronizar não sei se dá. Mas se se comprar a licença dá para exportar para excel.
      É fantástica, não é? De todas que experimentei (e experimentei várias) foi a que mais me agradou.

      Eliminar
  2. Já faço isso há um ano, fez precisamente este mês. Faço-o num caderno que já tinha aqui em casa. Sempre que chego a casa ao final do dia escrevo nele o que gastei. Fico orgulhosa de mim mesma quando não gasto nada durante dois ou três dias seguidos. Também já me foi útil noutras situações por exemplo:
    - Fui a uma consulta no mês passado e paguei 8€, fiquei surpreendida porque estava convencida que em 2012 tinha pago menos de 5€. Cheguei a casa e fui confirmar no meu caderno.
    - Também é bom comparar que enquanto que enquanto em 2012 gastei à volta de 20€ em almoços, este mês só gastei 2,50 porque tenho levado comida de casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje comecei o desafio com o pé direito, não gastei nada! Tive que me conter bastante para não ir comprar um caderninho novo para os registos mas segurei-me e reciclei um que já tinha cá em casa :)

      Eliminar
  3. Olá, eu ando todos os meses a tentar fazer isso. Ainda só consegui um. Vou juntar-me a ti e fazer o mesmo. Já tentei em papel, no pc. Desta vez vou tentar no telemóvel. Experimentei várias app e já escolhi. Chama-se "Canarinho" - simples, eficaz, em português e gratuita. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela sugestão! Fui conhecer essa app e gostei imenso, já instalei no tm e tudo! Nunca pensei que uma coisa que dá tanto jeito pudesse ser gratuita!
      A minha ideia é utilizar um caderno para registar ao fim do dia a partir da app, gosto mais de utilizar o papel, lápis e borracha para estas coisas :)

      Eliminar
    2. Se vais registar a partir da app, aconselho-te que o faças numa folha excel. Umas fórmulas simples, e consegues o somatório automático. Sempre é mais rápido e prático do que fazer os somatórios "à la pata".

      Eliminar
    3. Uso uma folha de Excel desde que comecei a trabalhar, desde 2000. Todos os dias ou quase anoto na agenda o que gastei e guardo todos os talões de supermercado, ao fim do mês passo tudo para a folha de Excel, dessa forma dá para ter uma ideia real de onde gasto o meu dinheiro. Tenho gráficos, e despesas agrupadas por rubricas, dá também para visualizarmos quais os meses em que temos mais despesas fixas(IMI, seguros, IUC, etc.). Dá trabalho, mas para mim é essencial :)

      Eliminar
    4. Fiquei convencida com as vossas sugestões quanto à folha Excel. Desde que me mudei tenho apontado todos os gastos de supermercado e para a casa sem falhar um :)

      Eliminar

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!