Dieta sem Glúten: Dia 1

Levanto-me apressada depois de ter adormecido após desligar o alarme, arranjo-me e quando chego à cozinha apercebo-me que o meu pequeno-almoço não pode ser o de sempre… Os cereais deixaram de ser opção, ou pelo menos os que tenho cá em casa. Comi um iogurte natural e três bolachas de milho. Quase nada comparativamente ao habitual, tenho a certeza que vou morrer de fome pela manhã!

Com medo disso e imaginando a dificuldade que iria ter em encontrar alimentos sem glúten na faculdade, fui até a um supermercado comprar umas bolachas para o lanche. Num corredor inteiro havia apenas uma opção de bolachas sem glúten e eram precisamente as mais caras, uns 2€ por pacote. Para além disso reparei que tinham soja mas decidi arriscar.

Meio-dia. As opções para o almoço são pastéis de bacalhau, empada de frango, carapau grelhado e crepes recheados de espinafres. A única refeição completamente livre de glúten eram os carapaus, peixe que não aprecio… Optei pela empada de frango com arroz e salada mas antes comecei a refeição com uma sopa, na esperança de não ter farinhas para engrossar. No prato principal comecei pelo arroz e salada, talvez de estômago mais cheio não caísse na tentação de comer a empada já que a minha ideia passava por comer apenas o recheio, o frango e os cogumelos. Mas não consegui resistir...
Depois, em vez de ir tirar um café à máquina, tomei um no final da refeição. Tinha lido que, muitas vezes, para o café ser mais barato misturam-no com produtos que contêm glúten por isso não arrisquei…

Ao lanche, comi uma banana, três bolachas e um iogurte natural. Passado pouco tempo, senti a barriga a inchar e senti-me agoniada durante algum tempo. Suspeitei das bolachas por conterem farinha de soja.

Ao jantar comi um pouco de entrecosto com arroz e, no fim, uma fatia de queijo artesanal.
Na ceia, uma chávena de chá e uma fatia muito fina de um bolo caseiro de laranja (sim, com farinha de trigo mas foi feito hoje pela minha mãe... como resistir??)

[daqui]

Neste primeiro dia de dieta sem glúten senti duas grandes dificuldades:

1. No supermercado encontrei apenas um produto sem glúten e, por coincidência, com soja. Provavelmente nos hipermercados vou encontrar mais opções mas será que não terão também farinha de soja a substituir a de trigo?

2. Como resistir aos lanches dos meus amigos, bolachinhas e bolo, tudo carregadinho de farinha de trigo??

2 comentários:

  1. Não aprecias carapaus grelhados??!?!?!?! Não posso! Adoro um bom carapau grelhado com batatas cozidas regadas com azeite fervido com alho picado. Uma delícia. Adoro peixe, principalmente grelhado, talvez por viver junto ao mar. Só há um (que nem peixe é, mas vive no rio), que não gosto - lampreia. Tenho colocado umas receitinhas de peixe no blog para ti. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro peixe grelhado mas quanto a sardinhas e carapaus dá-me sempre ideia de que vou apanhar mais espinha que peixe...

      Eliminar

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!