Declarei guerra ao pó!

Hoje dediquei-me a mais uma pilha de revistas que tinha guardada há anos. Folheei-as e seleccionei apenas os artigos que me interessavam. Depois de arquivá-los, todo o restante foi para a reciclagem.


Não sei se vos acontece o mesmo quando destralham papel mas eu fico com o chão do quarto cheio de pequenos papelinhos. Para além disso, a casa onde vivo tem bastante tendência para acumular pó. Desconfiamos que seja devido às condutas do ar-condicionado central...
Por exemplo, se limparmos o pó do chão da casa logo pelo início da manhã, à tarde já está de novo carregado de pó como se não fosse limpo há dias!

Eu não sou fã de esfregona e, para apanhar os papelinhos, tenho usado a vassoura em vez do aspirador. Mas tenho reparado que ao usar a vassoura, levanta-se muito pó e isso dá direito a um ataque de comichão no meu nariz e vários espirros. Lembrei-me, entretanto, de envolver a vassoura com uma t-shirt velha de algodão, humedecida, e passá-la pelo chão do meu quarto. Foi uma ideia muito simples e que fez bastante diferença. O pó fica todo agarrado porque a t-shirt está húmida, o chão fica bem mais limpo e o nariz agradece... Como o chão é de madeira tento humedecer o mínimo possível mas amanhã já vou procurar por um produto mais adequado que possa aplicar diariamente em vez da água.

Alguém conhece algum?

7 comentários:

  1. Como tenho chão de madeira nos quartos, vou usando swiffer (ou os equivalentes de marca branca) para apanhar o pó. Também não gosto de andar sempre a molhar. Para lavar uso um produto específico para madeira, como o Pronto limpador

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já usei swiffer mas não é suficiente! No início até fica limpo mas ganha pó muito depressa mesmo. Enquanto não tiver tempo para ir a um supermercado ver todas as opções vou ter de continuar com a t-shirt húmida...

      Eliminar
  2. A minha gata é asmática e no início qualquer acumulação de pó fazia-lhe ataques de asma e espirros compulsivos. O que eu faço (tenho esse tipo de chão em praticamente toda a casa com excepção da cozinha e do wc) é usar um "franjinhas" (é tipo o swifer sim) e confesso que o meu é muito eficaz. Antigamente chegava a humedecer o proprio franjinhas, eu confesso que nao gosto tanto. Minha prática mesmo é passar em 5 minutos o franjinhas por toda a casa com muita regularidade (até porque é rapido), e volta e meia lavar o chão com produto que vês no mercado proprio para madeiras (tipo Ajax, não recordo a marca decor)!

    ResponderEliminar
  3. Pois... eu, apesar de não ser asmática, tenho rinite alérgica e sofro bastante com o pó, então quando se solta no ar com a vassoura, fica mesmo complicado! O que é um franjinhas? E onde o compraste? A minha casa ainda é um pouquinho grande e acumula bastante pó, como já tinha dito penso que seja devido às condutas do ar-condicionado, e queria tentar encontrar um produto que desse bons resultados com apenas uma limpeza por dia...

    ResponderEliminar
  4. O franjinhas é o nome q lhe davam quando eu era pequena. Não sei o nome real disso mas é uma coisa destas:

    http://i00.i.aliimg.com/img/pb/069/322/433/433322069_109.jpg
    http://img.alibaba.com/photo/239946674/microfiber_dust_flat_mop_pad_Fringed_dry_dust_mops_.jpg

    Eu prefiro usá-lo seco, mas tem quem o humedeça antes de passar no chão. Se eu pudesse comprava um mop:

    http://img.alibaba.com/photo/114440125/MAGIC_MOP_EASY_LIFE.jpg

    Parece-me muito mais pratico ainda. O swiffer propriamente dito não gosto (aquele dos paninhos que se vão mudando). Este:

    http://miamibygs.files.wordpress.com/2011/10/swiffer-new.jpg

    Quando fui morar por minha conta comprei uma coisa dessas e não gostei. O cabo não é nada de mais, não me pareceu muito resistente e para grandes superfícies não dura a cena do paninho. Mas cada um se adapta a cada coisa né! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afinal sabia o que era um franjinhas! O swiffer também não resulta cá em casa! E tens razão quanto ao swiffer, ele não é lá muito resistente. Ainda este fim-de-semana a minha mãe disse que as borrachas que estão no suporte dos panos estavam a desfazer-se! Não conhecia a magic mop, vi uma apresentação no youtube para perceber o funcionamento e achei muito prático, é capaz de ser bom! Mas só encontrei pontos de venda no Brasil...

      Eliminar
    2. Vamos ver se temos mais leitoras interessadas e mandamos vir para todas pra ver se fica mais barato os portes :P

      Eliminar

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!