Já vos contei várias vezes que uma das maiores dificuldades que tenho em manter um espaço arrumado reside na quantidade de papel que todos os dias parece crescer por si só. Decidi por isso, atacar este mal por partes, começando pela correspondência que chega todos os dias a nossas casas.
Primeiro, vimos como organizar os documentos importantes que nos chegam via carta,
depois discutimos as vantagens e desvantagens de cancelar as subscrições de revistas que lemos (eu cancelei todas!) e falta apenas falar sobre
o que fazer com a publicidade!
A
publicidade já não entra em nossas casas como antigamente. Lembram-se
de quando os folhetos dos supermercados enchiam a nossa caixa de
correio??
Hoje
em dia, os prédios possuem, geralmente, uma caixa metálica junto à
porta de entrada, do lado exterior, onde é deixada a publicidade. Mesmo
assim, há publicidade teimosa que entra directamente nas nossas caixas
de correio. Por vezes, encontram-se desde descontos em pizzarias ou
restaurantes de fast-food a aparelhos auditivos (!) ou ao último mestre
africano que cura todos os problemas de amor…
Há publicidade que segue directamente imediatamente para a reciclagem, sem qualquer dúvida…
Quanto
aos folhetos de supermercado e descontos, gosto de dar uma olhadela
para descobrir se tem algum produto que costumo comprar com desconto ou
se há algum restaurante que tenha promoções interessantes para ir com o
meu grupinho de amigos. Sempre que isso acontece, guardo imediatamente e o resto segue para a reciclagem.
Quanto a sistemas de organização, eu
ainda não tenho nenhum em especial, para além de
guardar os cupões de desconto sempre no mesmo local e por ordem de
validade. No entanto, conheço pessoas que são superorganizadas com os
folhetos e cupões de desconto e não deixam passar nenhuma oportunidade! Há quem consiga, inclusive, trazer produtos do supermercado e receberem dinheiro de volta, devido a promoções e cupões acumulados! (Sim, em Portugal!)
Podem
ver um exemplo de arrumação de cupões de desconto no blogue A Dona de Casa Perfeita, onde a Mónica
nos mostra o seu dossier de cupões e explica o seu sistema de
organização. Vale sempre a pena dar uma espreitadela!
E vocês, costumam acumular muita papelada de supermercados e publicidade ou também já têm um sistema de organização?
Eu coloco toda a publicidade nesta caixinha que fiz com uma caixa de gelados: http://musicacomcafe.blogspot.pt/2012/08/do-it-yourself.html
ResponderEliminarDurante a semana vou colocando lá toda a correspondencia e depois (geralmente à 6ªf devido ao meu horário) vou confiscando, pagando o que há para pagar e arquivando/reciclando.
Confesso que desde que fiz essa caixa ha uns meses não voltei a ver papeis de publicidade ou cartas espalhadas nas mesas da cozinha ou da entrada!
Oi Sara! Estou mesmo destralhando 3 itens por dia e minha casa (e minha cabeça) já estão mais livres e tranquilas. Sobre panfletos de supermercado e propagandas, a minha saída foi ter um lixo somente para papel na sala. Antes eu entrava em casa carregando tudo isso e deixava em cima de algum lugar: do sofá, da mesa, de uma cadeira, de uma cômoda... O lixo foi a melhor coisa que eu poderia ter arranjado, pois dá conta não só desses panfletos como também da baguncinha de papeis e correspondências lidas e que não serão guardadas de todos da casa (ou seja, do casal). Via de regra, não guardo publicidade de supermercados e não utilizo as ofertas. Não temos vales desconto aqui em Curitiba e a publicidade somente anuncia os descontos. prefiro comprar sempre num supermercado onde o preço é naturalmente melhor, ainda que isso signifique pagar um pouco mais do que itens em promoção em outros locais; é que no total da compra, lá sempre sai mais barato. O lixo que eu tenho na sala é um desses lixos só para papel, como os usados em escritórios. Bjos
ResponderEliminarOlá Marina! Gostei imenso do teu comentário e fico feliz por chegar a Curitiba! Fica no Brasil, certo? Obrigada pela partilha! Beijinhos
Eliminar