Definindo objectivos com Leo Babauta: destralhar e ficar em forma!

Lembram-se de vos ter contado que estava a ajudar a minha mãe a traduzir o livro The Power of Less de Leo Babauta?


Li uma coisa muito interessante, dedicada a todas as pessoas que sentem que têm sempre muito que fazer e pouco tempo para tanta coisa ou às pessoas que todos os anos fazem uma nova lista de resoluções, que continuam a ter os mesmos pontos-chave porque não houve tempo para conseguir cumprir tantos objectivos. Eu revejo-me nestas duas situações!



Resumidamente, se nos focarmos apenas no dia de hoje, a ideia consiste em:
  1. Fazer uma lista das tarefas por fazer.
  2. Definir as três tarefas mais importantes e colocá-las no início da lista.
  3. Riscar todas as tarefas que não conduzem aos objectivos principais.
  4. Delegar as tarefas que podem ser realizadas por outras pessoas.
  5. Adiar as tarefas que não têm de ser feitas, necessariamente, nesse dia.
O objectivo principal é concentrar-mo-nos nas coisas mais importantes e abstrair-mo-nos de todo o "ruído" que existe à volta. A nossa energia e o nosso tempo devem ser aplicados nas tarefas que, terminadas, produzirão maior impacto ou naquelas que irão conduzir-nos ao objectivo principal. 
Por exemplo, muitas vezes, as tarefas que produzem maior impacto são, simultaneamente, as mais complexas ou extenuantes e, consequentemente, mais desmotivantes a longo prazo. Nesse caso, a tarefa deve ser dividida em pequenos passos e, desta forma, cada objectivo será mais facilmente atingido e, ao mesmo tempo, dará mais motivação para continuarmos no caminho certo.
Quanto às resoluções que fazemos no início de cada ano, a maioria fica por fazer e é adiada para o ano seguinte. A razão mais frequente para isto acontecer tem a ver com o elevado número de objectivos que definimos para cumprir durante o ano. Leo Babauta aconselha a definirmos apenas 1 ou 2! 
Em Dezembro de 2011 tinha criado uma lista de dez resoluções para 2012. Dessas 10, apenas cumpri 3 (poupar, reduzir a pegada ecológica e ir mais vezes ao teatro). Entretanto surgiu, de forma espontânea, destralhar o quarto e a casa-de-banho. A casa-de-banho foi destralhada, aproximadamente, numa semana. O quarto será mais demorado e, provavelmente, transitará para o próximo ano. Depois apercebi-me de que, nos últimos 4 anos, tenho sempre desejado pôr-me em forma. Mais tarde, hei-de contar-vos a "minha" história que acaba por ser comum a tantas mulheres...

Decidi então que os meus 2 principais objectivos a partir do dia 19 de Outubro (e não a partir de 1 de Janeiro) serão:
  • Destralhar o quarto
  • Ficar em forma
À partida, poderão parecer dois objectivos um pouco exigentes mas, tendo em conta que durante muito tempo pensei ser nutricionista e estudei para atingir esse fim, conheço bem a teoria, por isso o trabalho de pesquisa está feito! Agora basta-me pôr em prática tudo aquilo que aprendi. Quero partilhar convosco os meus passos, tal como faço para o destralhar do quarto, mas não pensem que vão encontrar aqui dicas para dietas loucas ou milagres. Eu odeio toda a publicidade e dinheiro que se faz à conta do tema "perder peso" que, no meu ponto de vista, se aproveita de todas as mulheres (ou homens!) que se encontram desesperadas por uma solução. Aliás, odeio todo o dinheiro que as pessoas fazem à custa do desespero e ignorância de outras pessoas, seja em que área for. Chamem-me ingénua ou idealista, não quero saber.

Já pensei em escrever aqui sobre os dois temas num esquema de "dia sim, dia não". Mas também dependeria do interesse mostrado aí desse lado porque o que é mesmo bom, bom, bom sentir quando se escreve aqui, é a partilha e a possibilidade de ajudar alguém ou ajudar-mo-nos mutuamente :)

Amanhã será o 1º dia e o primeiro passo a dar será registar o meu peso!
Alguém desse lado quer fazer isto comigo? :)

5 comentários:

  1. Por acaso ontem estive a estudar um artigo e uma entrevista do Leo Babauta relacionados com música. Adorei e irei publicar sobre o assunto brevemente no meu blog! :) Quanto ao livro dele, comecei a lê-lo este fim de semana... :)

    Quanto aos dois objetivos que falaste, eu estou contigo. Por acaso não costumo comentar tanto (muito menos todos os posts) mas realmente temos tido muitas coincidencias. Acho que escreveres aqui no blog o teu objetivo ajudará a motivar-te e a dar uma forcinha nesse compromisso "oficial". Nunca te esqueças que é normalissimo muitos leitores não responderem, mais cedo ou mais tarde teus posts e tua experiencia chegará a alguém, mesmo que pareça não haver sinal de vida ;)

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada FT!

      Comprei o livro do Leo Babauta para oferecer à minha mãe mas acabei por ser contagiada também :)
      Eu sinto isso mesmo, que tornando os desafios oficiais, acabo por ser mais persistente e não dá para fugir ;) Pelo menos tem sido assim com o destralhar. No momento em que me senti mais tentada a desistir, partilhei isso convosco mas o retorno que tive foi tão bom e deu-me tanta força que era impossível desistir assim!

      Eliminar
    2. :) Como eu disse...continuo por cá para garantir que tornas o teu quarto e a tua vida lugares felizes ;)

      Eliminar
  2. Eu já faço parte da casa, ainda assim conto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim! Afinal foste tu que me introduziste o desafio de destralhar 3 coisas por dia :) Até falo de ti, pelo teu nome, como se toda a gente soubesse quem és e cá em casa já sabem, nas restantes situações, explico sempre em que consiste o teu projecto e falo do teu blogue também ;)

      Eliminar

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!