Acordar cedo ou tarde? Conhece a rotina matinal de algumas caras famosas

Uma das questões que surge mais frequentemente quando se fala em acordar (ainda) mais cedo do que seria necessário para chegar a horas ao trabalho é: “Para quê?”.

Quais são as razões que motivam as pessoas a levantarem-se tão cedo?
Procurei alguns exemplos e percebi que, na maioria dos casos, as pessoas levantam-se mais cedo para fazer exercício ou uma actividade que exige concentração.

 

Vejam alguns exemplos...


Leo Babauta acorda às 4H30 da manhã para fazer exercício físico e para se tornar mais produtivo. Quando praticava desporto depois de sair do trabalho verificava que tinha de adiar, frequentemente, devido a outras obrigações que surgiam. Às 4H30 da manhã não surgem imprevistos que cancelem a actividade física. Leo Babauta também prefere as manhãs para escrever porque reina o silêncio e não existem distracções. Assim, quando chega do trabalho, já tem todas as tarefas do dia concluídas e pode dedicar o seu tempo livre à família.

Haruki Murakami, quando começa a escrever um novo livro, acorda sempre às 4H da manhã e dedica-se à escrita durante 5 a 6 horas! Depois, corre 10 Km ou vai nadar.

Em casa de Emily Dickison, todos se levantavam às 6H, às 7H tomavam juntos o pequeno-almoço e o resto da manhã era dedicada aos estudos.

Toni Morrison quando começou a escrever tinha filhos pequenos e descobriu que, de manhã, era mais creativa e conseguia concentrar-se melhor, graças ao silêncio. Adoptou, então, o hábito de acordar antes do sol nascer, fazia café e tomava-o enquanto assistia ao amanhecer. Só então sentava-se para escrever. Foi assim que escreveu Beloved.

Benjamin Franklin dormia sete horas, das 22H às 4H da manhã e planeou as restantes horas da seguinte forma:

[daqui]

Peter Eisenman levantava-se entre as 5H30 e as 6H porque considerava que a melhor altura do dia para ler e escrever era entre as 5H30 e as 7H. Às 7H tomava um duche e depois fazia o pequeno-almoço do seu filho, que levava a pé até à escola. Às 8H começava a trabalhar.

Barack Obama acorda cedo, faz ginásio às 6H45, toma o pequeno-almoço com a sua família e ajuda as filhas a prepararem-se para a escola. Perto das 9H chega à Sala Oval, para um dia de trabalho.


Independentemente das razões que nos levam a acordar mais cedo, é importante recordar que as horas de sono que precisamos para descansar e mantermo-nos activos durante o dia depende do nosso código genético, ou seja, varia de pessoa para pessoa.

Cada pessoa deve então tentar ajustar o seu sono de acordo com as horas em que é mais produtivo. Existem pessoas que têm uma tendência natural para acordar cedo e outras mais tarde. Quando as pessoas são mais produtivas à noite e preferem deitar-se mais tarde para ler, estudar ou trabalhar, deixa de fazer sentido levantarem-se tão cedo, uma vez que devem ser respeitadas as 7 a 8 horas de sono. 

No entanto, existe uma pequena percentagem de pessoas que necessita de 10 a 12 horas de sono para descansar e outros que precisam apenas de 4 a 5 horas (todos conhecem o caso de Marcelo Rebelo de Sousa, que utiliza esse tempo para ler todos os livros que se vão acumulando na sua secretária). Neste último caso, diversos estudos científicos apontam para uma relação directa com problemas cardiovasculares, como poderão ver aqui.


Quando não tinha conhecimento disto, invejava as pessoas que tinham a capacidade de acordar tão cedo e dormir pouco. Agora prefiro estabelecer um objectivo mais razoável e aproveitar o tempo da melhor forma possível... 


E vocês? Que hábitos de sono têm?

2 comentários:

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!