Finanças: Mealheiro

Li uma sugestão sobre poupar dinheiro que consistia em colocar no mealheiro todas as moedas de 2€, 1€ e 0,50€ que tivermos na carteira pelo final do dia. A ideia é ir pondo de lado essas moedas durante o dia e sempre que for preciso pagar alguma coisa, utilizar as mais pequenas ou então uma nota.

Para além de acumular as moedas de 2, 1 e 0,50€ na carteira, caso hajam moedas suficientes na carteira para trocá-las por uma das moedas que queremos amealhar, deverão ser trocadas num café ou noutro local que, regra geral, necessite de trocos.

Não sei se fará muita diferença. Nem percebo bem como isto poderá ajudar-me a poupar, uma vez que se fazem as mesmas compras mas com notas ou trocos... Talvez a ideia seja ir poupando diariamente em vez de fazer isso pontualmente...

De qualquer forma, a partir de agora o meu mealheiro só irá conhecer moedas de 1€ e 2€!

[daqui]


Será que ele vai ficar assim tão grande? :)




5 comentários:

  1. Ui, isso vai ser muito dinheiro.
    Eu comecei no dia 1 deste mês a tirar no final do dia do porta-moedas, todas as moedas até 0,20. Só deixo ficar as de 0,50€, 1€ e 2€. E anoto do Canarinho (abri uma conta para poupança e tiro lá.
    Também já li algures outra táctica: à sexta-feira tirar todas as moedas para um mealheiro. )
    Boas poupanças
    Lu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lu, então andamos a fazer o oposto! Vai ser giro comparar os resultados no final do mês...
      À partida, o meu mealheiro deveria ficar recheado mas como estou a fazer um esforço para poupar, não sei se terei moedas de 1 ou 2€ tão facilmente na carteira... Desde o início deste mês, foram mais os dias que não gastei nada do que aqueles em que gastei! :D

      Eliminar
  2. O meu mealheiro recebe todo o tipo de moedas e notinhas.
    Quando a carteira tem trocos, vai para lá. Quando vendo umas bijus ou recebo presentes (em dinehiro) também meto lá. E abro sempre no final do ano :)

    ResponderEliminar
  3. Também queria começar a poupar, mas o pior é que a carteira está sem moedas ahah! Boa sorte*

    ResponderEliminar
  4. Eu tenho um mealheiro (na verdade é uma jarra opaca) onde coloco as moedas de 1, 2 e 5 cêntimos e funciona com dois propósitos - aliviar o porta-moedas (nomeadamente as costuras do mesmo) e ser a "baliza" para os meus gastos com selos em trocas de postais. Ou seja, só posso trocar quando tiver junto o valor necessário.
    Mas acho que poderá funcionar a nível psicológico se pensarmos que é mais "doloroso" pagar com uma nota que com moedas. Existe uma maior noção do dinheiro gasto (talvez?). Também poderá ser um meio de criar hábitos de poupança, se por acaso não os tem. No fundo, ao estar a colocar de parte esses valores, os restantes (na conta, do salário) vão diminuindo mais rapidamente e por esse motivo poderá funcionar como um dissuasor ao gasto.

    No fundo, são estratégias. Há muitas e cada pessoa irá sentir que se adequa melhor a si, uma ou outra. Por exemplo, ainda não me conciliei com o sistema do envelope que é tido como o mais eficaz.

    Como diria o outro: o que funcionar!

    ResponderEliminar

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!