Finanças: Poupar moedas de 1 e 2 euros

Ando muito entusiasmada com as minhas poupanças! 

[daqui]

Depois de ter deixado o cartão de crédito em casa e pagar tudo a dinheiro, passei a pôr as moedas de 1 e 2€ de parte, sempre que as recebo como troco, para amealhá-las. No início não sabia se isto iria ter algum impacto relevante nas poupanças mas agora já percebi como funciona esta estratégia.

Imaginem que é preciso comprar qualquer coisa que custa 8€, paga-se com uma nota de 10€, e recebe-se de troco duas moedas de 1€. Essas moedas são automaticamente postas de parte. Se, no mesmo dia, for preciso comprar outra coisa, terá de se utilizar uma nota porque não se podem utilizar as duas moedas de 1€ que foram recebidas de troco.



Que impactos se sentem ao aplicar esta estratégia?

  • As compras por impulso têm os dias contados. O facto de ter de se pagar tanta coisa com notas, porque raramente existem suficientes trocos abaixo de moedas de 1€, pensa-se duas vezes se realmente é preciso comprar determinada coisa. Se antes eu fazia algumas compras por impulso e daí a uns dias, me arrependia e pensava no dinheiro que tinha desperdiçado, agora as compras por impulso não acontecem mais. É difícil a parte racional não se sobrepor à parte emocional, quando se vê tanta nota a sair das nossas carteiras...

  • A poupança torna-se num hábito diário. Dificilmente, se chega ao fim de um mês a pensar no que se poderia ter poupado porque, praticamente, em todos os dias que gastamos, poupamos!


Instalei também a aplicação Canarinho no meu telemóvel, funciona bem, é acessível mas esqueço-me muitas vezes de apontar aquilo que gastei, o que torna impossível fazer um registo semanal ou mensal...


 
Alguém tem alguma sugestão para não nos esquecermos de apontar tudo??

11 comentários:

  1. Eu como não gasto assim muito todos os dias, sempre que chego a casa escrevo num caderno o que gastei e não me esqueço de nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não tenho gastado muito, tenho levado sempre lanches de casa mas mesmo assim basta uma compra ali, outra acolá, esquecida que fico logo com o registo mal feito :(

      Eliminar
  2. Eu também me esqueço de ir apontando o que gasto. Sinceramente, a poupança das moedas de 1 e 2 € não me dá jeito nenhum. Muitas vezes junto 5 ou 10 € em moedas dessas. Se as vou pôr de parte, acabo por ter de levantar mais dinheiro e ele vai mais depressa... Até nem me tenho lembrado, mas houve uma altura que tirava as moedas de 20 e 50 cêntimos. poupei mais de 100 € de onde sairam todas as prendas de natal daquele ano ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é precisamente por isso que estou a gostar deste tipo de estratégia! Claro que levanto mais dinheiro e vai esgotando mais depressa mas a diferença é que desta vez não é devido a gastos! Ele está a ser poupado! E ao ir diminuindo mais depressa, deixo de ter coragem para fazer compras por impulso :)

      Eliminar
    2. Para mim não dá mesmo. Eu trabalho por conta própria e nunca sei quando vou receber. A minha estratégia de poupança tem de ser diferente. procuro ter pouco dinheiro na carteira e pagar com cartão. Custa-me imenso puxar do cartão porque sei que vai mexer no que está na conta.

      Eliminar
    3. O cartão para mim não resulta, acabo por gastar muito mais quando não vejo o dinheiro a sair da carteira. Gosto imenso desta troca de ideias, é giro saber que o que funciona para uns não funciona para outros e vice-versa e conhecer as diferentes estratégias de cada um!

      Eliminar
  3. Acabei de instalar essa aplicação no meu telemóvel, a ver se é desta que poupo mesmo muito mais :d Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que consigas poupar com a aplicação, eu gosto bastante dela, o problema é, por vezes, esquecer-me de anotar os meus gastos...

      Eliminar
    2. Es tu e eu, mesmo chegando a casa, as vezes, lá passa alguma coisa.

      Eliminar
  4. Estou com o mesmo problema. Esqueço-me tantas vezes de anotar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu te compreendo!! Temos de arranjar um truque para conseguirmos anotar tudinho :)

      Eliminar

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!