23 de março de 2013

Simplificar a Alimentação: Semana 10

Chegámos ao final da 10ª semana do desafio Simplificar a Alimentação! O 10º desafio consistia em reduzir na ingestão de gordura saturada.

Sabem quando nos propomos a um objectivo e ao mesmo tempo parece que o mundo congemina contra nós e nos poe à prova a todo o instante? Isso aconteceu comigo durante esta semana! Na semana que decidi reduzir a ingestão de gorduras, a minha faculdade serviu dois dos meus pratos preferidos: bacalhau com natas e lasanha vegetariana; o meu namorado ofereceu-me chocolate Toblerone e cá em casa foram feitos vários doces que contêm bastante manteiga. Eu adoro comer todas essas coisas boas, como iria conseguir cumprir o objectivo da semana desta forma?!

À medida que tenho seguido este desafio para simplificar a alimentação e perder peso, tenho registado as alterações de peso e construí um gráfico com recurso ao excel. Ao visualizar esse gráfico torna-se bastante óbvio o que tem acontecido nestas últimas semanas: deixei de perder peso! Tenho oscilado bastante, ora ganho, ora perco... Comecei nos 69 quilos e atingi um periodo de estagnação, na perda de peso, entre os 62 e os 63,5 quilos.


E, esta semana, voltei a ganhar peso! Desta vez a balança acusou, praticamente, 1 kg e para quem se esforça em perder peso, estes ganhos têm bastante impacto. Poderão funcionar como um incentivo para trabalhar mais na semana seguinte ou podem ter um efeito desmotivador!

Depois de desmotivar um pouco, decidi usar este pequeno ganho como um incentivo para me esforçar mais. Já percebi que, daqui para a frente, se quero ficar em forma, vou ter de me dedicar mais ao exercício físico. Ultimamente, não tenho dançado como nas primeiras semanas e essa é a razão mais provável para ter desacelerado este processo. 
 
Agora, sem esquecer todas as sugestões importantes para tornar a alimentação mais equilibrada e saudável, vou tentar construir um plano de exercício que me motive porque quero que seja algo que consigo fazer com prazer, caso contrário, o mais certo seria desistir passados alguns dias!

Para quem me foi seguindo, espero que as sugestões dadas tenham funcionado como motivação para escolher um caminho mais saudável e que tenha ajudado na perda de peso, se for esse o caso!

Próximo objectivo? Preparar um plano de exercício!


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