Simplificar a Alimentação: Desafio 9

Hoje venho propor o objectivo desta semana e no sábado irei partilhar convosco os resultados que, entretanto, tenha observado!

Depois do flop da semana passada, decidi focar-me nas regras básicas de uma dieta saudável e com sucesso e quando se fala em alimentação saudável isso apenas poderá significar uma coisa: o pequeno-almoço.



O pequeno-almoço é a primeira refeição do dia e ocorre após, pelo menos, oito horas em jejum. Para assegurar que o pequeno-almoço é uma refeição completa e equilibrada e que responde às necessidades nutricionais do organismo, deverão estar incluídos os seguintes alimentos:
  • cereais ou pão integral
  • iogurte ou leite
  • peça de fruta
O pequeno-almoço deve ser sempre tomado antes de sair de casa e existem imensas opções que se podem criar a partir destes três grupos de alimentos.

Durante os últimos oito anos comi, praticamente sempre, o mesmo pequeno-almoço: Chocapic com leite meio gordo. Apesar de conterem cereais integrais, estes cereais ricos em açúcar, têm outras coisas, tais como gorduras parcialmente hidrogenadas, pelo que já deveria estar convencida a pô-los de parte. Para além disso, faltava-me uma parte essencial: a fruta.

Da última vez que procurei cereais saudáveis, encontrei uns da marca Pingo Doce que gostei imenso, bem mais saudáveis e baratos!


Experimentei estes cereais apenas com leite e não gostei, depois juntei algumas frutas e descobri que fica delicioso com pêra e com manga! Na realidade só voltei aos cereais Chocapic para terminar as duas caixas que tinha cá em casa e a transição custou-me bastante porque depois de me habituar ao sabor dos cereais de farelo de trigo com a fruta, o sabor do Chocapic é tão intenso e açucarado que me deixa enjoada!

Por último, quero relembrar que os produtos de pastelaria ou outros que contenham muito açúcar e/ou gorduras saturadas devem ser evitados! E não se esqueçam que fica bem mais barato tomar o pequeno-almoço em casa!


Lista das restantes sugestões:
  1. Sempre que apetecer um doce, caminhar, beber água e/ou comer uma peça de fruta.
  2. Beber mais líquidos (água e chá).
  3. Anotar a alimentação e efeitos secundários sentidos (barriga inchada, cãibras abdominais, borbulhas, etc.)
  4. Evitar o elevador. Optar pelas escadas.
  5. Dançar diariamente durante, pelo menos, 15 minutos.
  6. Comer, pelo menos, três porções de peixe por semana. Evitar o peixe frito.
  7. Levar lanches saudáveis para o local de estudo ou trabalho. Se possível, levar também o almoço.
  8. Eliminar a fast-food e refeições pré-cozinhadas da dieta.

2 comentários:

  1. Eu bem tento tomar o pequeno almoço, mas este, é sempre igual, enjoada o dia todo. E se não comer nada, mais para o meio da manhã, ando com o meu organismo perfeito. É tão estranho mas pronto :) Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se percebi bem... quando tomas pequeno-almoço ficas enjoada e se não o tomares não tens problemas?

      Eliminar

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!