Perder peso como prova de amor... por ti.



Dado que a população tem, em média, um peso acima do intervalo considerado saudável, há cada vez mais pessoas que querem emagrecer. Pondo de parte as razões que estão na origem do excesso de peso, sempre que há uma tomada de consciência da situação e um desejo em alterar o rumo, até então seguido, é muito importante que cada um reflicta sobre o seu objectivo.

Quantos de nós temos várias tarefas e objectivos que queremos alcançar e, dia após dia, parece ficar tudo na mesma? Acumula-se trabalho, o dia tem um número de horas finito e o cansaço toma conta de nós.


Começar uma dieta não é apenas mais um objectivo. 

Por exemplo, se eu quiser aprender a tocar guitarra, irei gastar uma quantia inicial no instrumento, numas pautas e numas quantas lições. Se mais tarde desistir, poderei arrepender-me pelo investimento que fiz, monetário e de tempo pessoal que foi perdido. Mas ganho - com sorte - algum conhecimento e é sempre uma nova experiência que não há-de trazer grande mal ao mundo - no máximo, só os amigos e os vizinhos sofrerão com as notas desafinadas.

Numa dieta, as coisas não funcionam bem assim. Quando se começa uma dieta, para depois parar e recomeçar e desistir mais uma vez, a saúde é colocada em questão. Não apenas porque se perde e ganha peso sucessivamente mas também porque, cada vez mais, são criadas "dietas" sem qualquer fundamento científico. Regra geral, todos nós queremos ver os resultados e quanto mais depressa melhor. A resposta a esta procura, muitas vezes desesperada, é uma oferta descontrolada e não regulada de "planos de dieta", pílulas de emagrecimento, aparelhos que prometem milagres, resumindo, publicidade enganosa e perigosa.

Não sou fundamentalista mas também não concordo com muita coisa que vou lendo em sites e blogs de pessoas que vão "experimentando" dietas. Para seguir uma dieta saudável é importante respeitar a saúde e o funcionamento do corpo que, por si próprio, quer emagrecer. O organismo pode ser visto como um conjunto de reacções que ocorrem para que tudo funcione da forma mais eficiente e o excesso de peso, ou o peso a menos, dificulta essa principal função do organismo. Resta ao seu dono ou sua dona, facilitar-lhe esse caminho.


Perder peso é uma prova de amor e de respeito por ti.


1 comentário:

  1. com todas as "tentações" que nos rodeiam nem sempre é fácil manter uma dieta equilibrada... mas o mais difícil de gerir é a necessidade de ver resultados imediatos, o que não acontece e faz com que se recorra a medicamentos ou outros métodos radicalistas. O que nem sempre traz assim tantos benefícios, ou são benefícios que terminam com a mesma rapidez com que começaram.

    ResponderEliminar

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!