6 Dicas para manter o guarda-roupa organizado

Conhecem o Princípio de Pareto?

Ele tem sido bastante aplicado pelos minimalistas. No nosso guarda-roupa representa a seguinte ideia: Em 80% das vezes, utilizamos apenas 20% da nossa roupa! 

[daqui]


Conhecem aquela sensação de ter o roupeiro cheio e nada para vestir?

O problema é mesmo esse... ter o roupeiro cheio!  Tanto temos peças de roupa que utilizamos praticamente dia sim, dia não, como roupa que está esquecida no roupeiro há mais de cinco anos... está apenas a ocupar espaço!

Como poderíamos então saber o que vestir se temos o roupeiro neste estado?

Enquanto não organizarmos o roupeiro será difícil analisar a roupa que temos, os conjuntos que poderemos criar e os pontos fracos (antes de ter começado a destralhar roupa, nem me tinha apercebido que não tinha nenhum casaco preto!).


Aqui seguem algumas dicas para manter o guarda-roupa organizado:

  • Seguir a regra One In, One Out (entra um, sai outro). Sempre que compramos uma nova peça roupa de roupa e a colocamos no roupeiro, outra peça de roupa terá de ser sair.
  • Oferecer peças de roupa a amigas ou familiares que lhe darão uso poderá facilitar a sua doação.
  • Eliminar alguma roupa que utilizamos para fazer exercício ou andar por casa. Não é preciso ter uma pilha de roupa para cada uma destas situações, dois conjuntos chegam.
  • Manter um saco perto do guarda-roupa para descartar uma peça de roupa que não serve, que não favoreça ou que esteja muito usada.
  • Se o guarda-roupa estiver sobrelotado, organizar uma secção de cada vez.
  • Não comprar por impulso e evitar os saldos sem uma lista pré-definida.

1 comentário:

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!