Simplificar o Roupeiro: Calças

Como sabem já comecei a destralhar e organizar o meu guarda-roupa! Comecei pela roupa de treino e agora decidi atacar as calças.

Provavelmente, este será o maior desafio do meu roupeiro visto que sempre que perco ou ganho peso, a diferença acontece principalmente na zona da barriga e ancas. Tinha, por isso, consciência de que tinha muitas calças (não tantas!) já que fui guardando todas as que comprei, desde o tamanho 34 ao 46 (até parece que estava a fazer uma colecção!). Guardava os pares de maior tamanho para quando engordasse e as mais pequenas com a esperança de voltar a ficar em forma. Tinha calças para arranjar, calças para ir directamente para o lixo, calças de bombazine que vestia há uns doze anos atrás, vários pares de calças à boca de sino com as quais já não me identifico, enfim, calças para todos os gostos, cores e feitios. 

Ao todo contei 49 pares de calças, 47 que aparecem na foto, mais 2 pares que estavam para lavar...



Comecei por separá-las em diferentes montes (da esquerda para a direita, na foto):

  • doar
  • apertadas
  • para arranjar
  • dúvida
  • deitar fora

 
E coloquei de lado os quatro pares de calças que tenho usado com muita frequência. Os dois pares de calças que estão para lavar serão também guardados uma vez que os tenho usado.


Para deitar fora, foram dois pares que tinham manchas e nódoas que já não saíam e aqui vou aproveitar para sublinhar um pequeno (grande!) detalhe... 



Comprei estas calças há pouco tempo, gostava muito delas e o tecido na parte interior era muito suave. Quando comprei estas calças (se não me falha a memória, são da marca Springfield), nem me passava pela cabeça o que ia acontecer! Aquele rectângulo de cor azul escura, junto à cintura, tingiu, fiquei com as calças todas manchadas, bem como toda a roupa clara que estava nessa máquina de lavar. Isso nunca me tinha acontecido mas agora já fiquei alertada (e espero que vocês também) para esses detalhes nas calças!

Todas as calças que me estavam largas coloquei na pilha de roupa para doar. Não quero ter roupa que me sirva caso engorde, daqui para a frente se sentir que a roupa está a apertar, a solução não será trocá-la por um número maior mas ter mais cuidado com a alimentação! 

As calças que já não gostava (à boca de sino, com bolsos laterais, etc.) foram para a pilha da doação. Depois ainda tive que experimentar bastantes calças e criei o monte para as calças que estão apertadas. Vi o tamanho desse monte e achei um exagero guardar tanta calça para a eventualidade de perder peso suficiente, então foquei-me nessa pilha com mais atenção.



A pilha da esquerda foi também para um saco que seguiu para doação. Fiquei com as duas pilhas da direita e separei-as por estação. O objectivo da pilha de calças do meio será substituir os corsários que tenho (no verão uso corsários mas, para ser sincera, não gosto desse tipo de calças, uso apenas por serem práticas, principalmente quando estou de férias no campo, na praia ou a acampar).
Esses dois conjuntos de calças foram para um saco que só será aberto no dia 1 de Junho. Se nesse dia ainda não servirem, vou doá-las também.

Dos 49 pares de calças consegui guardar apenas 8, se contarmos com as que estão por arranjar!

Houve ainda um par que coloquei de lado. Nunca usei essas calças e tendo em conta que estão como novas, vou vendê-las. Podem vê-las no meu blogue Descontos em Segunda Mão, estão aqui.


E por aí, como vão as vossas arrumações?

9 comentários:

  1. 49 pares, que loucura. Às vezes não temos noção da quantidade de roupa que acumulamos em casa. Esse simplificar de roupeiro era mesmo necessário

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema foi ir pondo de lado as calças quando deixavam de servir. Dobrava-as e colocava no cesto laranja que aparece na primeira foto. Estava praticamente cheio!
      Eu já sabia que me esperava um desafio grande quando chegasse ao roupeiro, também foi por isso que decidi deixá-lo para o fim. Acho que se começasse logo por aqui não me ia sentir preparada para destralhar tanta calça!

      Eliminar
  2. Que escolha fantástica!!!
    Há uns anos fiz isso e livrei-me de cerca de vinte pares de calças. Agora estou a precisar de fazer novamente o mesmo!!!

    ResponderEliminar
  3. Ena, 49??? Isso é que é coleccionar. :)
    Uma sugestão. As que estás a pensar deitar fora podes sempre aproveitar e reutilizar. Olha que 2 sugestões giras e fáceis de fazer.
    http://www.theimpatientcrafter.com/2009/09/i-love-to-create-recycled-denim-book.html
    http://repartindoemocoes.blogspot.com.br/2012/04/reutilizando.html

    Aqui também tem mais ideias. http://cortequilt.blogspot.pt/2012/09/reciclando-jeans-parte-ii.html
    Continuação de bons posts e bom destralhanço
    Lu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei imenso da segunda sugestão! Mas as calças já foram...
      Se continuar a perder peso, provavelmente terei mais daqui a pouco tempo :)
      Obrigada pelas ideias!

      Eliminar
  4. Preciso fazer isso em meu guarda-roupa, mas cadê coragem? As calças eu já fiz a separação, agora falta os vestidos. Vou tentar o período de carnaval para fazer essa separação.
    Guardamos tantas coisa, né? Veja só você: de 49 calças, ficou apenas 8. rss.

    Beijos,
    Josy Santos
    @MuraldaJosy
    http://muraldebeleza.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  5. Realmente é algo que devia faze, porque o numero de calças que tenho deve dar nesse que tinhas, e sinceramente, como sou um io-io no peso, não sei o que fazer... lolol Mas algumas, vão de vela, e ganho imenso espaço com isso. Beijitos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era assim que eu pensava relativamente ao meu peso, daí ir guardando as calças para quando precisasse... Mas decidi que a partir de agora não faço mais isso. Não vou comprar calças de número acima daquele que uso. Se começarem a ficar apertadas, tenho de perder peso e ponto final! Não quero continuar mais a ganhar e perder peso como um io-io!

      Eliminar
  6. De 49 passaste para 8?? Os meus parabéns!! :)
    Eu há pouco também fiz isso às minhas...já nem sei qtas tinha, mas doei bastantes e dos corsários de ganga fiz calções para andar no verão (usei no verão de 2012 e senti-me como se estivesse a usar peças novas!!) ;)

    ResponderEliminar

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!