Simplificar a Alimentação: Desafio 2

O objectivo principal do projecto Simplificar a Alimentação (que já tem um botão na barra lá em cima) é adoptar uma alimentação saudável e pôr-me em forma.

Todos os domingos proponho um objectivo para adoptar durante a semana. No sábado seguinte partilho convosco os resultados que observar. A partilha será ainda mais gira se me acompanhares neste desafio para trocarmos ideias no final de cada semana!

A primeira alteração que decidi fazer foi a seguinte:

1 - Sempre que me apetecer comer um doce, dou três voltas à casa. Se ainda me apetecer o doce, como uma peça de fruta.


Hoje proponho a segunda alteração:

2 - Beber mais líquidos (água e chá).
 

[daqui]

Já ganhei o hábito de beber água, ao longo do dia, durante o Verão mas no Inverno custa-me imenso! Parece que sinto mais frio sempre que a bebo. Não tenho o hábito de beber refrigerantes, excepto quando almoço fora, mas vou tentar beber 1 litro de água e/ou chá por dia. O chá vai ser fácil porque adoro beber chá, conhecer novos sabores!

Relativamente à água será um desafio mais difícil. Já experimentei várias “águas” com sabor, disponíveis no supermercado, mas depois, quando leio os rótulos, repenso se será assim tão saudável.... O problema das águas com sabor é não serem, no fundo, aquilo que parecem ser... apenas água com sabor. A maioria tem adicionados edulcorantes (acessulfame K, aspártamo, sucralose, etc.), corantes e conservantes (sorbatos, benzoatos, etc.). Para além disso, se compararem água de marca branca com “águas” com sabor, os preços podem ser bastante díspares. Por exemplo, o litro de água continente custa 0,09€ enquanto o litro de refrigerante de limão sem gás da Luso custa 1,19€!

Sendo assim, melhor ideia será comprar o garrafão de água de marca branca e aromatizar a água em casa. Já li algumas sugestões como, por exemplo, adicionar umas gotas de laranja, tangerina ou de limão, umas folhas de hortelã, um pauzinho de canela (algo me diz que esta vai ser uma das minhas preferidas!), anis, rodelas de pepino, sementes de romã, enfim tanta coisa fácil de fazer!

Depois venho cá contar quais experimentei e quais foram as minhas preferidas!

Já experimentaste aromatizar água? Quais são as tuas preferidas?

6 comentários:

  1. Nisso não te acompanho. Adoro água :) Devia beber mais, às vezes esqueço-me de beber, mas gosto mesmo de água. De tal forma que até sou esquisita com marcas e locais de captação. Prefiro o sabor das águas da Serra da Estrela, Caramulo, etc, em relação às águas mais a sul :)
    Chá para mim é um tormento. Só bebo chá doente e empurrado com bolacha maria.
    Ocasionalmente, para beber algo diferente, gosto das tisanas da Pleno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro beber água, também tenho as minhas favoritas, entre as quais a da Vitalis mas no Inverno é uma tortura porque sou mesmo muito friorenta! Mas também adoro chá, daí ser a minha preferência nos dias frios.
      Nunca provei as tisanas da Pleno! Tens alguma em casa? Podes dizer-me os ingredientes? Gostava de saber se só tem água, chá e ingrediente natural que lhe dá o sabor ou algo mais...

      Eliminar
    2. Tenho aqui umas mesmo ao lado no escritório :). A que tenho é de Cidreira, Tìlia e Camomila. Os ingredientes são água, sumo de limão, extractos de ervas, ácido cítrino, aroma natural de citrinos, açúcar, conservantes E202 e E242 e edulcorantes. Não são efectivamente só água e chá, mas como é muito raro comprar (até pelo preço) ignoro um bocado os ingredientes menos saudáveis.

      Eliminar
    3. Ui! Sou super alérgica à camomila, não posso nem ingerir nem tocar em nenhum produto que contenha essa planta, fico com o corpo cheio de babas, é horrível!! Conheces outros sabores dessa marca?

      Eliminar
  2. eu costumo fazer um cha verde por exemplo , colocar umas folhas de hortelã e pedras de gelo, no verão, é otimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Silvia, fazes o chá verde e nele ainda adicionas folhas de hortelã? Ou era uma sugestão para adicionar à água para aromatizá-la?

      Eliminar

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!