Primeiras impressões do Desafio Gratidão num Frasquinho 2013!

O desafio consistia em colocar, pelo menos, uma vez por dia, um papel no frasco, no qual se agradece por qualquer coisa que tenha acontecido de bom, pela qual estamos gratas.

Ainda não fez um mês e já sinto o impacto deste desafio!


Quando deixei de fazer inúmeras coisas que gostava por me sentir muito ansiosa, o meu estado de espírito mudou drasticamente. Era muito fácil cair na tentação de pensar apenas nas coisas que não conseguia fazer... por vezes, ficava muito deprimida porque parecia que não conseguia fazer nada! Caía no erro de comparar-me a outras pessoas que não têm problemas de ansiedade e que conseguem fazer tudo aquilo que eu não consigo fazer, em vez de comparar a minha situação actual à situação em que me encontrava há meses ou anos atrás. Em vez de me focar naquilo que já conseguia fazer, focava-me naquilo que ainda não conseguia e sentia-me muito triste e frustrada.

Ao escrever os papelinhos para pôr no frasco, consegui mudar isso. Passo a agradecer por tudo aquilo que já consigo fazer. Por exemplo, no domingo fiquei grata por ter conseguido ficar sozinha na fila da caixa de pagamento de um hipermercado cheio, por alguns minutos. Poderá parecer uma coisa normal do dia-a-dia mas para mim é espectacular!


Para além deste desafio ajudar-me a focar nas coisas positivas, tem ainda outro efeito. Agora saio da minha zona de conforto/segurança. De outra forma, como poderia estar grata por tantas coisas? 
Para além de me desafiar diariamente, sinto que estou a ganhar confiança em mim própria. Enquanto antes pensava imediatamente “não consigo”, agora penso “se calhar até consigo, vou tentar!”.



De pouco a pouco, ao fazer pequenas coisas que antes temia e, ao verificar que nada de mal acontece, ganho mais confiança para fazer um pouco mais no dia seguinte.


Se ainda não aderiste ao desafio, de que estás à espera??



2 comentários:

  1. Boa! Também tenho que pensar assim!
    Força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Força! Eu adorei este desafio e é tão bom quando olhamos para o nosso frasquinho cheio de coisas boas que entretanto conquistámos :)

      Eliminar

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!