Organizar a Casa: Estante de Livros

Uma das primeiras coisas que levei para a nova casa foi a minha colecção de livros! 

Eu sou uma ávida leitora, a leitura foi sempre um dos meus hobbies favoritos e apenas abrandei um pouco no último ano da licenciatura. Como há uns tempos atrás escrevia para um blogue dedicado a livros tenho mesmo muitos! São livros ora comprados, ora oferecidos, ora enviados por editoras para crítica literária por isso imaginem a quantidade! 

Hoje em dia, mantenho o hábito de ler todos os dias mas não tenho o tempo que gostaria para tal, em vez de consumir uns seis livros por mês, agora demoro cerca de quatro meses a ler um só livro.


Pinterest


Antes de colocar os livros nas estantes, limpei a capa, contracapa e lombadas com um pano de pó ligeiramente húmido. Para além disso, devem ser deixados abertos para arejar um pouco mas eu confesso que com tanto livro, só queria despachar o assunto e saltei essa etapa.


Como organizar os livros?

Eu organizo os meus livros por ordem alfabética de apelido do autor mas há quem goste de os organizar de outras formas como, por exemplo, por:

  • Tema (drama, romance, policial, ensaio, não-ficcional, etc.)
  • Ordem alfabética do nome próprio do autor
  • Editora
  • Em primeira mão, segunda mão e emprestados
  • Traduzidos ou língua original (e, neste caso, poderão ser organizados pela nacionalidade)
  • Por cor

Os livros organizados por tema podem ainda ser suborganizados por autor, como mostra a próxima imagem:

[daqui]

Organizar os livros por cor cria um efeito visual muito interessante mas é pouco prático para quem tem muitos livros!

Pinterest

Entretanto descobri aqui que, entre os livros e a parede da estante, deve ser deixado algum espaço para permitir uma maior ventilação, prevenindo o aparecimento de bolor e cheiro a mofo. Farei isso da próxima vez que for à casa arrumar mais livros!

Esta é a minha estante e o trabalho de arrumação e organização ainda agora começou!



Podem ainda encontrar outros conselhos muito úteis relativamente à limpeza dos livros aqui!



Também gostas de ler? Como cuidas dos teus livros?



4 comentários:

  1. :) Pessoalmente não gosto nada de arrumar livros, mas gosto muito de ler e de vê-los arrumados xD... alguns dias atrás também tive que arrumar os meus livros na minha estante, já tenho é falta de espaço para futuros livros mas enfim... Boa sorte na arrumação, é bom gostarmos de como eles ficam arrumados, depois é mais fácil sabermos onde estão :) beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enquanto ele estiveram cá por casa, nunca tive o hábito de os retirar das estantes para limpá-los e organizar. Com a mudança de casa foi obrigatório fazer isso e apesar de estar a demorar algum tempo (são muitos e ao mesmo tempo estou a montar móveis), até estou a gostar! Parece que estou a construir uma estante de biblioteca :D

      Eliminar
  2. Ah, que legal ficou a postagem! Não temos nem mais espaço para guardas novos livros, mas não pretendo deixar de comprá-los! ;D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu estou a usar a estante encastrada que mostrei na foto e ainda outra estante que coloquei debaixo da janela (depois eu mostro) e mesmo assim sei que vai sobrar livro. Provavelmente vou vender ou trocar os livros que já li e não gostei tanto para evitar que eles se apoderem da casa!
      E ainda vou ter de arranjar espaço para guardar os livros técnicos...

      Eliminar

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!