Dicas para montar móveis Ikea

Já começamos a montar os móveis da minha futura casa! 

Tenho tido a ajuda do meu namorado e do meu pai, que fazem a maior parte dos trabalhos de bricolage, enquanto eu os guio através dos manuais que os móveis Ikea trazem consigo. Os manuais que acompanham os móveis são de fácil interpretação, funcionam como os que vêm com as construções Lego. Conhecem?


Para quem nunca montou móveis Ikea, como acontecia comigo, deixo algumas dicas que me teriam dado muito jeito saber antes de montar o primeiro móvel!

Aqui vão:

  • Em primeiro lugar, verifica que tens todo o material necessário para montar os móveis. Para cada móvel está especificado o material necessário no folheto respectivo. Regra geral, é necessário uma chave de parafusos (chave de fendas), um martelo, um lápis, um nível, uma tesoura e um livro (ex: páginas amarelas).
  • Começa por retirar da caixa as embalagens de plástico que contêm os parafusos, pregos, etc. Quando existir mais que uma embalagem, abre apenas a primeira (elas estão numeradas). Agrupa o material por tipo e confirma a quantidade de cada.



  • Aproveita a caixa do móvel para apoiar as várias partes enquanto as montas, caso não tenhas um tapete à disposição.
  • Por vezes, quando as peças diferem apenas na cor ou em pequenas ranhuras, é difícil ver no folheto a posição correcta de cada (os folhetos são a preto e branco). Tenta descobrir que função é que cada uma terá nas páginas posteriores (ex: mesas de cabeceira e cómoda).


3 comentários:

  1. Ainda nunca montei moveis, mas há uns meses montei uma eliptica com o namorado e não foi bonito de se ver! lolol

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,
    Espero que não interpretes este comentario de maneira negativa, apenas te quero alertar para uma coisa que talvez já saibas ou não, mas acho que devo partilhar a minha experiencia.
    Quando montei a minha primeira casa foi com moveis ikea, que são muito bonitos e baratos, verdade seja dita, mas se queres moveis para imenso tempo, amiga não são estes.
    Todos os meus moveis que comprei foram-se degradando ao longo destes quase 5 anos, e neste momento na minha casa nova ando a procura de moveis realmente bons e que me durem bastante tempo.
    Se queres que eles te durem uns anitos não há nada melhor mas se queres algo bom e que dure estas tramada, as gavetas são as primeiras a ir à vida, porque apenas têm um folha de contraplacado no fundo. Espero que não leves a mal este comentário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não me importo, agradeço! Durante a montagem da cómoda também demos conta que as prateleiras não aguentariam muito peso e o meu pai propôs reforçá-las por isso mesmo. Bem... os móveis já estão comprados, agora é tratá-los o melhor possível mas já estou avisada! Obrigada

      Eliminar

São os comentários que tornam o blogue num sítio especial. Partilha aqui a tua opinião. Obrigada!